Conheça o PEX

Se você busca por um método para promover uma transformação cultural em sua organização, voltada para a melhoria contínua e que ao mesmo tempo possa lhe garantir resultados sustentáveis ao longo do tempo, você realmente precisa conhecer o Programa de Excelência Organizacional (PEx) da Nortegubisian.

O PEx é um programa estruturado que compreende um conjunto de ferramentas aplicadas de forma lógica para se obter resultados de classe mundial, atuando tanto nas esferas estratégicas, táticas quanto operacionais.

O PEx está alicerçado em quatro pilares fundamentais: estratégia (planejamento e execução), processos (aprendendo a enxergar), gestão (clientes, rotina, melhoria, qualidade e resultados) e pessoas (desenvolvimento de equipes de alta performance).

Estratégia: planejamento, desdobramento e execução das iniciativas estratégicas.

Processos: mapeamento, identificação de oportunidades de melhoria (aprendendo a enxergar) e estruturação de planos de ação.

Gestão: aplicação de métodos e ferramentas para gestão de clientes (internos e externos), rotina diária, melhoria de performance, qualidade e resultados alinhados aos objetivos estratégicos estabelecidos.

Pessoas: desenvolvimento de equipes de alta performance e criação de um ambiente de motivação, com estímulo à criatividade.

Estes quatro pilares, por sua vez, estão sustentados por um critério de excelência que rege as regras do programa e estabelece a gamificação entre as áreas ou equipes que iniciarão a jornada.

Outra base de sustentação do programa é o escritório de melhorias, composto por um conjunto chave de recursos internos que tem como objetivo auxiliar na implementação do programa, suportando as equipes, auxiliando na multiplicação do conhecimento e na construção da cultura de melhoria e atuando como um guardião das regras previstas no critério de excelência.

Conheça o nosso programa de excelência


A jornada em direção à excelência proposta pelo PEx consiste em nove etapas.

Nesta etapa, o plano estratégico deve ser concebido e desdobrado em iniciativas responsáveis por sustentar o atingimento das metas. De forma similar, os KPIs devem ser estabelecidos e desdobrados nos níveis estratégico, tático e operacional, criando assim uma relação causal entre eles. A metodologia comumente utilizada nesta fase é o Hoshin Kanri, associado às práticas do Balanced ScoreCard.

Nesta fase, deve-se estruturar o escritório de melhorias que será responsável por auxiliar na implementação do programa, cadenciar as ações previstas e garantir a disseminação das regras, conforme estabelecido no critério de excelência. Essa equipe é de extrema importância para o programa, pois atua na esfera técnica, comportamental, política e motivacional.

Esta é a etapa onde são criados os mecanismos formais de acompanhamento dos KPIs e de gestão do plano estratégico em suas mais diversas instâncias, seja no nível de diretoria, gerência ou liderança.

Esta é a fase de compreensão plena da forma como a empresa está constituída, sua estrutura hierárquica e cadeia de valores. Esta visão é importante para que o programa possa ser customizado e esteja aderente à sua realidade. Aqui será possível definir as equipes de trabalho que iniciarão a jornada em direção à excelência.

Esta é a fase em que o programa é efetivamente delineado. Neste momento, todas as regras devem ser especificadas, dando origem ao critério de excelência organizacional, que irá nortear toda a jornada da organização. Portanto, este documento deve apresentar todas as diretrizes relacionadas aos níveis de qualificação, critérios de avaliação, especificação de papéis e responsabilidades, divisão das áreas, métodos e ferramentas a serem aplicadas, trilha do conhecimento, gamificação, etc. Com estas definições, o passo seguinte é formalizar as regras à nível corporativo.

Após o lançamento oficial do programa inicia-se a jornada rumo a excelência com a capacitação e transferência de conhecimento para as equipes de trabalho, tendo como base a trilha do conhecimento estabelecida no próprio critério de excelência. O objetivo é criar equipes de alta performance por meio da difusão gradual de métodos e ferramentas de melhoria. Assim, as equipes passam a dispor de um meio para se alcançar as metas.

Em paralelo à execução dos treinamentos, inicia-se o processo de mentoria das equipes, prestando todo suporte técnico necessário para que o conteúdo teórico visto nos treinamentos possa ser transportado para a realidade das áreas e dos processos. É o momento das equipes se apropriarem dos métodos e ferramentas.

Quando os resultados positivos começam a aparecer é o momento de implementar o Programa de Reconhecimento e Recompensa. O objetivo primordial é motivar as pessoas a continuarem na trilha do sucesso. Assim, é possível plugar a gamificação concebida com um modelo de meritocracia. Além dos aspectos motivacionais, este modelo permite instaurar a cultura do feedback que também representa um artifício poderoso para o desenvolvimento do capital humano da empresa.

Uma vez que o programa se encontra em execução, as equipes são direcionadas à busca pela excelência, guiadas pelos critérios que foram estabelecidos. Conforme o nível de maturidade das áreas evolui, é possível pleitear um nível de certificação superior que é concedido por meio de uma auditoria. Esta progressão continuada, associada com o programa de reconhecimento e recompensa, gera um ciclo virtuoso de engajamento e busca constante pela excelência.

Benefícios

Transformação cultural voltada para melhoria contínua

Eliminação sistemática de desperdícios e otimização dos fluxos de trabalho

Criação de equipes de alta performance com foco no processo e nos resultados

Alinhamento estratégico organizacional

Resultado de curto, médio e longo prazo

Engajamento e motivação dos colaboradores

Conheça mais sobre o PEX

Quer conhecer um pouco mais sobre o nosso programa de excelência? Acesse nosso e-book e os nossos vídeos e descubra como o PEx pode fazer a diferença para você e para sua empresa.

Contato


Posso ajudar?