Esse artigo é resultado das impressões do dia a dia de um dos nossos consultores sobre o desafio de executar as estratégias planejadas nas empresas.
O principal desafio para transformar a estratégia de uma empresa em realidade é definir e difundir de forma clara e objetiva, para todos os colaboradores, qual é o real valor que a empresa vai entregar aos seus clientes.
Invariavelmente, as pessoas tendem a interpretar o que é valor para o cliente de forma diferente umas das outras. Como resultado, as discussões se tornam “infinitas” e sem objetividade. Em outras palavras, vários pontos de vistas são colocados à mesa, mas dificilmente há um consenso. Por isso, é importante responder à pergunta: “qual é o propósito que nos direciona e nos motiva para entregar algo extraordinário para nossos clientes?”.
Quando a resposta para essa pergunta fica clara e compreendida por todos da organização, o próximo passo é escolher os principais problemas ou oportunidades de melhoria que a companhia precisa resolver para entregar aquilo que deseja para os seus clientes. Sair resolvendo todos os problemas de uma vez só é uma decisão fadada ao fracasso porque nenhuma organização tem os recursos necessários para isso. É como aquele ditado de nadar, nadar e morrer na praia.
Quando se entende que os recursos são limitados é possível definir os problemas que deverão ser resolvidos e priorizá-los para vencer os obstáculos que estão no caminho entre a situação atual e a visão da organização.
Problemas são os “gaps” existentes entre a situação do “onde estamos” e “aonde queremos chegar”. É necessário entender essa definição para que seja possível estabelecer metas desafiadoras que motivem os times a alcançarem resultados impactantes para a organização.
O próximo ponto é relacionar os problemas que precisam ser resolvidos aos processos que necessitam de melhorias. Assim, a organização sabe onde investir tempo e dinheiro, além de conseguir interpretar de forma bem mais clara o que é preciso fazer para desenhar os planos de ação.
Quando os problemas são tratados em planos de ação em que todos conseguem abstrair para o dia a dia, as chances de sucesso aumentam exponencialmente pelo simples fato de que todos entendem a estratégia desenhada. Nesse momento, é fundamental que além do plano de ação desdobrado, as metas individuais também sejam estabelecidas. Dessa forma, é possível definir o que a empresa precisa fazer e os resultados que são esperados de cada um, de forma clara e objetiva.
Entretanto, para melhorar os processos e enxergar o que foi discutido acima, as pessoas precisam ser capacitadas. Portanto, o próximo passo é identificar quais são as filosofias, conceitos, métodos e ferramentas que precisam ser desenvolvidos nos colaboradores. Só assim eles serão capazes de melhorar de transformar sonhos, visões e objetivos em realidade.
Para fazer essa engrenagem rodar a todo vapor, existem três pontos cruciais que precisam ser considerados:
- O primeiro é um sistema de gestão que permita enxergar se a empresa está no caminho certo ou não, e que isso ocorra de forma rápida o suficiente para devolver o “trem para os trilhos” antes que seja tarde demais.
- O segundo ponto é o comportamento da liderança para estimular o que há de melhor em cada uma das pessoas. Isso implica em aproveitar o potencial intelectual de cada um, prover conhecimento e estimular novas ideias e desafios rumo à melhoria contínua.
- O último item, e o mais importante de todos, é entender que a cultura da organização é a base de sustentação para tudo que foi discutido.
É preciso entender que a palavra “problema” não remete a algo ruim. Quando interpretada dessa maneira, não é possível encontrar os principais “gaps” e a organização não passará por mudanças importantes. Quando os problemas são identificados, aceitos e encarados, grandes oportunidades de melhoria surgem e as chances de acertar na escolha do problema a ser resolvido, aumenta exponencialmente.
Enfim, o grande desafio da estratégia e sua execução é assumir que existem problemas e que a melhor maneira é encará-los de “peito aberto” com o intuito simples de fazer melhor do que é feito hoje. Talvez esse seja o passo mais importante de todos, afinal, é a partir dele que todos os outros acontecem.
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