Definição
O Poka Yoke (Error Proofing / Sistema à Prova de Erros) é uma maneira de assegurar que exista apenas um meio (ou formas limitadas) de executar tarefas de um processo. Muito conhecidos por serem uma das ferramentas do Lean, os Poka-Yokes são empregados com o objetivo de detectar e corrigir erros, antes que eles se tornem defeitos.
A utilização dos dispositivos Error Proofing ou da técnica Poka-Yoke visa reduzir variações de processos e prevenir contra a ocorrência de não conformidades. Pode-se evitar que o erro seja cometido, ou evidenciá-lo, para que possa ser detectado facilmente.
A sua aplicação, tanto para processos produtivos como para processos administrativos, concentra-se na análise da forma de realização das tarefas. O Poka-Yoke normalmente é utilizado para evitar a montagem incorreta de componentes, ou o esquecimento de fixação de certas peças de montagem.
Existem 2 tipos diferentes de dispositivos Poka-Yoke:
- Pró-ativo (prevenção): Não permitem a ocorrência de erros, podendo ser classificados em:
- Contato: Limita ou impede fisicamente (ou por sensoriamento) a ocorrência de erros.
- Contagem: Utilizado para processos em que operadores devem realizar um conjunto fixo de tarefas, sem que nenhuma fase seja esquecida.
- Sequencia de movimento: Utilizado quando uma máquina deve executar uma sequência pré definida de passos, para garantir a execução completa.
- Reativo (detecção): Indicam a ocorrência, podendo ser classificados em:
- Controle: Interrompem o processo, não permitindo a continuidade sem que o problema seja resolvido.
- Advertência: Emitem algum sinal/aviso, indicando o problema.
Etapas
As etapas para a criação de um dispositivo Poka-Yoke são apresentadas a seguir:
Benefícios do Poka Yoke
O Poka-Yoke tem como benefícios:
- Facilitar que a pessoa faça a coisa certa ao invés da errada;
- Tornar os enganos óbvios para a pessoa imediatamente;
- Permitir a tomada de decisão de uma pessoa antes que ocorra uma ação irreversível.
Aplicação
Alguns exemplos de dispositivos Poka-Yoke para evitar problemas:
Neste exemplo, a peça laranja deve ser encaixada apenas como na posição da direita, porém sua estrutura permite o encaixe dos dois lados. Com a ajuda do dispositivo destacado em preto na figura, a peça sempre será encaixada do lado correto, sendo este dispositivo um Poka-Yoke de prevenção.
Já neste exemplo, sem a ajuda das cores, os fios poderiam ser conectados em qualquer receptor, podendo gerar um curto ou o mau funcionamento de algum equipamento eletrônico. Com as cores, se torna intuitiva a conexão correta dos dispositivos, evitando qualquer um destes problemas acima citados.
Nos acompanhe no Instagram, Facebook e LinkedIn para ficar sempre por dentro das novidades.