Sacher Torte e os Programas de Melhoria

Compartilhe nas redes sociais:

Em 1832, o Príncipe Metternich da Áustria, às vésperas de uma recepção para importantes convidados, foi informado que o “patisserie” de sua cozinha adoecera.

Ordenou que o auxiliar de patisserie, Franz Sacher, então com 16 anos, providenciasse a sobremesa para o evento. O inexperiente auxiliar avaliou o material disponível na cozinha e, com base nos ingredientes que encontrou, criou um doce à base de chocolate: misturou manteiga, açúcar e ovos batidos com chocolate amargo e levou tudo ao forno.

Depois de assado, pegou o pote de geleia de damasco e recheou sua torta, para no final cobrir tudo com chocolate meio amargo.

Assim nasceu a “Sacher Torte”, que trouxe fama e fortuna aos herdeiros de Franz Sacher.

sacher torte

Edward Sacher, seu filho mais velho, inaugurou o Hotel Sacher em 1876, onde, desde então e até hoje, é servida a receita original da Sacher Torte, para milhares de turistas e austríacos, que frequentam seus salões de chá, em busca do sabor especial proporcionado por uma sobremesa de “classe mundial”.

Sacher Torte e a melhoria

A história da “Sacher Torte” em muito se assemelha a grande parte dos programas e ferramentas de melhoria que utilizamos atualmente no mundo corporativo.

Surgiu em um momento de carência de recursos, como a maioria das ferramentas e programas modernos: o Programa 5S e a Análise do Valor, que foram concebidas no período do pós-guerra, quando a carência de materiais, de mão de obra e condições adequadas de treinamento pareciam obstáculos intransponíveis para o reerguimento industrial.

Surgiu como o SMED de Shigeo Shingo, que assumiu o desafio de reduzir os tempos de preparação de prensas de alta tonelagem, para conseguir produzir lotes menores de forma competitiva, na indústria automotiva japonesa do início dos anos 50.

Em todos os casos, alguns aspectos são comuns: cenários de dificuldades, recursos limitados, desafios aparentemente sem solução visível, rápida ou fácil.

Em todos os casos, trabalho árduo, esforço constantes e foco em resultados levaram a soluções de sucesso. Lamentações e justificativas sobre a falta de condições ideais de trabalho e recursos foram superadas.

A receita original da “Sacher Torte” está guardada em um cofre no Hotel Sacher, até hoje, em Viena. Por isso, o acesso a esta “world class dessert” permanece um privilégio para poucos.

No entanto, as ferramentas “world class” para melhoria de processos, que surgiram de forma análoga, são largamente conhecidas e estão disponíveis a todos os profissionais que atuam nas organizações produtivas ou de serviços.

Cabe a nós, responsáveis pela melhoria de processos produtivos e administrativos, a sabedoria para adaptá-las às nossas necessidades e a capacidade de estruturar nossas ações e projetos para gerar os resultados preconizados por elas e a Nortegubisian pode te ajudar, basta entrar em contato conosco. Nos acompanhe no FacebookInstagramYoutube e LinkedIn.

Comentários
Posso ajudar?