Diante das diversas responsabilidades, cobranças, atividades e metas para cumprir no trabalho, muitas vezes desejamos que o dia tivesse algumas horas a mais. Por isso, existem algumas técnicas e hábitos para aumentar a produtividade e conseguir cumprir todas as responsabilidades em tempo hábil.
Nosso dia a dia está repleto de distrações que nos fazem perder o foco — como as checagens nas redes sociais e as notificações no smartphone. Livrar-se delas muitas vezes não é uma tarefa fácil, porém, é necessária. Esses estímulos podem prejudicar nossa atenção e a execução de um bom trabalho.
Pensando nisso, preparamos este artigo com alguns hábitos que podem ajudar você a elevar a produtividade em sua rotina de trabalho. Boa leitura!
Faça uma lista e defina prioridades
Ao final do dia, crie uma lista com as tarefas que deverão ser cumpridas no dia seguinte. Coloque desde as atividades mais simples, como guardar as roupas, enviar um e-mail ou levar o cachorro ao petshop, até as mais importantes, como comparecer a uma reunião. Essa lista serve para auxiliar você com a organização.
Depois de escrever os tópicos, olhe para eles e defina os mais importantes — escolha, no máximo, duas ou três tarefas, para não sobrecarregar e evitar que elas não sejam cumpridas. Esteja atento aos prazos e dê prioridade para as que precisam ser finalizadas no mesmo dia.
Para facilitar a visualização dos deveres cumpridos, risque-os do papel assim que realizá-los. Dessa forma, você consegue ver quantos não foram cumpridos e poderá criar uma lista mais efetiva da próxima vez.
Crie o hábito de falar “não” para determinadas situações
Em geral, evitamos dizer “não” no ambiente de trabalho quando somos incumbidos de alguma tarefa extra. Muitas vezes, tomamos a atitude de aceitar por medo de perder alguma oportunidade futura, de ser mal-educado ou malvisto pelo grupo.
No entanto, é preciso avaliar se você realmente tem condições de atender àquele pedido. É importante administrar a expectativa das pessoas e, se você não conseguirá cumprir com o compromisso no tempo previsto, o ideal é recusar.
Pratique exercícios, coma e durma bem
Fazer exercícios físicos regularmente, em média, três vezes por semana, pode baixar sua pressão arterial, melhorar seu sono, aliviar o estresse e, consequentemente, aumentar sua concentração, o tornando mais produtivo durante o dia. Procure encaixar um horário em sua rotina para se exercitar — de preferência na parte da manhã, para instaurar uma rotina sólida de atividades, como indica a BBC.
A glicose é o principal combustível do nosso cérebro. Porém, comidas com excesso de açúcar têm elevado índice glicêmico, que podem causar cansaço, desânimo e sono nas pessoas. Refeições “pesadas”, de digestão lenta, também causam esses efeitos e diminuem a produtividade. Dessa maneira, é fundamental ter uma alimentação saudável e balanceada no dia a dia.
Por fim, procure dormir bem — em média, sete ou oito horas por noite.
Faça algumas pausas durante o dia
Um estudo realizado pela Staples revelou que, embora 66% dos funcionários gastem mais de oito horas diárias no trabalho, um quarto dos trabalhadores não faz uma pausa além do almoço. Vinte por cento dos entrevistados citam a culpa como razão para não fazerem um intervalo.
Ter um momento de pausa e descanso no trabalho é importante para aumentar a produtividade. Um intervalo de 20 minutos a cada 90 minutos de expediente é o suficiente para descansar a mente e a vista, além de relaxar o corpo, aliviar o estresse e dar inspiração.
Use esses minutos para levantar da cadeira, espairecer, fazer um lanche, respirar ar fresco ou checar as redes sociais. Você perceberá que o trabalho passará a render mais após esses momentos.
Concentre-se em uma atividade de cada vez
Crie o hábito de realizar uma tarefa por vez. Com o cotidiano cada vez mais corrido, cobranças constantes e prazos apertados, a tendência é tentarmos realizar diversas atividades concomitantemente, a fim de otimizar o tempo. Dessa forma, ficamos ansiosos e surge a angústia por ter produzido bem menos do que gostaríamos.
Apesar disso, ao contrário do que pensamos, ativar o “modo multitarefa” só faz com que você se desconcentre, procrastine e perca tempo. Com isso, as chances de cometer erros aumentam consideravelmente, pois o cérebro humano processa melhor uma informação por vez. Portanto, procure se concentrar em apenas uma obrigação para fazer tudo bem feito.
Execute técnicas para aumentar a produtividade
Existem técnicas simples e eficientes para praticar sempre que precisar realizar alguma atividade com mais foco, pois elas permitem que você se dedique inteiramente à execução das tarefas. Confira uma opção a seguir:
Técnica Pomodoro
Esse método consiste em dividir seu tempo em blocos de, aproximadamente, 25 minutos totalmente dedicados ao trabalho e blocos de cinco minutos de descanso. A cada duas horas, a pausa precisa ser maior — em média, de 30 minutos. A estratégia une um pouco do que já tratamos aqui e consiste em:
- fazer uma lista com as tarefas do dia;
- iniciar a primeira tarefa;
- após 25 minutos de trabalho, descansar por cinco minutos;
- após a pausa, recomeçar a tarefa ou iniciar uma nova (caso a anterior tenha sido finalizada);
- depois de quatro blocos de atividades e intervalos, descansar por até 30 minutos.
O segredo dessa técnica é evitar que você desanime por falta de uma válvula de escape. Embora os tempos de 25 e cinco minutos sejam considerados ideais para que você não perca a concentração, é possível adaptá-los de acordo com as suas necessidades.
Comece a olhar para o seu tempo como um investimento que precisa ser otimizado. Tenha disciplina e força de vontade para aumentar a produtividade e ser mais eficiente no trabalho. Assim, você se destaca na carreira e ainda contribui para o crescimento da empresa!
Se você gostou do nosso post, não deixe de nos seguir nas redes sociais e conferir outros conteúdos relevantes. Estamos no LinkedIn, Facebook, Instagram e YouTube!