Qual é a chave para a produtividade: tecnologia ou pessoas?

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Atualmente as empresas tem passado pela experimentação de um rápido avanço tecnológico. Com novidades trazidas pelo conceito da indústria 4.0, como análise big data, realidade aumentada, manufatura aditiva, robôs autônomos entre outras, a tecnologia parece ser a chave para desbloquear um novo nível de desempenho nas organizações.

Porém, em muitos casos, a incorporação dessas tecnologias nos processos não tem entregado as melhorias esperadas em produtividade e qualidade.

Será que o problema está na tecnologia? A resposta é não. Mas tecnologia também não pode alcançar nenhum novo patamar se não estiver combinada com o desenvolvimento das pessoas. Elas são muito importantes para os processos, na adaptação, gestão e otimização das soluções de automação.

Foco na produtividade?

Pensar em ganho de produtividade nos processos requer uma série de questionamentos dos gestores. Independentemente de porte ou do setor da empresa que você atua, a busca pela produtividade é um desafio diário e que deve ser constantemente perseguido.

Porém, um alerta importante é, ao invés de pensar constantemente em como aplicar novas tecnologias em sua empresa, que tal pensar em “como podemos alcançar as melhorias de produtividade que a nossa organização exige?”

Essa mudança de mindset parece simples, mas na verdade é fundamental para que outros pontos importantes também sejam considerados e não esquecidos. Além disso, pensar dessa maneira faz com que você possa entender o melhor momento para o emprego da tecnologia de acordo com a maturidade organizacional, em que pessoas prontas para mudança é essencial para o sucesso.

Automatizar tudo?

Para ganhar produtividade em um processo, a automação não é necessariamente a melhor ou a primeira ação a ser feita.

Antes de mais nada, é condição sine qua non mapear o fluxo de valor. Somente assim será possível enxergar os desperdícios e as oportunidades de melhoria. De nada adianta inserir tecnologia em processos que ainda não estão enxutos e quando as pessoas ainda não estão preparadas. O resultado de uma ação como essa é bem conhecido: frustação.

Decidir a combinação dos tipos de abordagens para obter melhorias nos processos e entender o retorno do investimento para cada esforço realizado nessa direção, são fundamentais para atingir os ganhos desejados de produtividade e qualidade e, ao mesmo tempo, desenvolver pessoas e equipes de alta performance.

O papel da tecnologia

Investir em pessoas, no conhecimento dos processos e na eliminação de desperdícios para que as operações sejam cada vez mais enxutas é um passo fundamental para entender se faz sentido ou não empregar tecnologia na sua operação.

Quando o primeiro passo é dado com sucesso, a tecnologia passa a ser um elemento de grande relevância e protagonismo.

Imagine como a gestão enxuta diária dos processos de sua empresa pode ser aprimorada com painéis eletrônicos de gestão à vista capazes de rastrear on time e online os principais indicadores de desempenho. Entender o que está acontecendo com o seu processo em tempo real permite o acionamento de uma cadeia de ajuda para a tomada de decisão muito mais rápida para a solução de um possível problema, antes que ele de fato aconteça.

Mas não esqueça: o sucesso e a produtividade desta nova tecnologia dependerão da capacidade do pessoal da organização de operá-la e tomar decisões baseadas em dados.

A força de trabalho do futuro

Conforme o futuro se torna cada vez mais digitalizado, novas habilidades se tornarão essenciais, exigindo mais investimentos em pessoas.

As pessoas, independentemente do nível hierárquico, precisarão se familiarizar com novas tecnologias e análises avançadas, mas não poderão deixar de lado as habilidades básicas de aprendizagem que as permitem identificar os desperdícios e avaliar as causas raízes para a solução de problemas.

Mesmo em meio ao rápido desenvolvimento tecnológico, as pessoas continuarão sendo indispensáveis para melhorar a produtividade na maioria das empresas do futuro.

A melhoria da produtividade

A capacidade das empresas em alcançar melhorias de produtividade dependerá de como elas desenvolverão as habilidades e atitudes de seu pessoal. Pessoas continuarão sendo a chave do sucesso das organizações do futuro.

Por isso, para aumentar a produtividade de seus processos, identifique um piloto, isto é, aquele que pode ser a primeira oportunidade de melhoria. Faça uma avaliação completa das oportunidades de melhoria e trace metas de aumento de performance. Prepare o seu time para identificar as causas raízes e aplicarem ferramentas Lean que possam resolver os problemas existentes e tornar o processo mais enxuto. Identifique oportunidades de automação e emprego de novas tecnologias. Combine as novas tecnologias às habilidades e atitudes do time e conduza a melhoria contínua.

A Nortegubisian Consultoria e Treinamento pode ajudar não apenas na preparação das pessoas dentro da sua organização, mas também na transformação dos processos para o ganho de produtividade.

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