Principais problemas das empresas que não implementam o Six Sigma

Compartilhe nas redes sociais:

Antes de seguir adiante neste post, te faço um convite: pense em três indústrias consolidadas no mercado que você considera como verdadeiros modelos em processos e gestão. Pensou? Agora, você já parou para imaginar como cada uma delas chegou ao estágio de maturidade em que se encontra atualmente? De que forma estruturou seus alicerces para resolver problemas, tornar-se mais eficiente, promover boas condições de trabalho a seus colaboradores e fazer as melhores entregas às necessidades de seus clientes?

As respostas aos questionamentos acima convergem a um ponto em comum: em algum momento de sua trajetória, provavelmente estas empresas implementaram a filosofia gerencial Six Sigma, ou Seis Sigma no português, buscando melhorar a eficiência operacional de algum processo de negócio, seja ele fabril ou administrativo. Trata-se de uma metodologia de abordagem orientada, que agrupa ferramentas estatísticas visando à melhoria dos sistemas de medição e de qualidade, a fim de eliminar erros ou qualquer situação que cause variação no processo, maximizando a eficiência e incrementando a lucratividade. Isso porque, quando se elimina a ocorrência de desvios, os resultados passam a ser previstos com maior precisão e a melhoria transforma-se, de fato, em um movimento contínuo.

Por outro lado, ainda são muitas as empresas que optam por não implementar o Seis Sigma como instrumento de gestão de seus processos e operações, normalmente enfrentando problemas que se enquadram em uma ou mais categorias listadas abaixo. Confira se alguma delas faz parte da rotina da sua empresa:

Problemas relacionados ao cliente

A alta competitividade e a globalização não permitem mais que empresas atuem sem foco total na experiência e retenção do cliente. Principalmente pelo fato do cliente ter o controle total do consumo em suas mãos, podendo pesquisar e escolher exatamente o produto ou serviço que ele deseja, verificar reputações e fazer comparações. Não contar com uma dinâmica de metodologias Seis Sigma pode impactar na entrega da oferta ideal, na melhor qualidade possível, frustrando as expectativas e prejudicando a satisfação dos consumidores.

Dificuldades para resolver problemas de forma estratégica e definitiva

Já reparou como muitas empresas aparentam estar sempre apagando incêndios, ao invés de buscar entender qual a causa raiz dos problemas que enfrenta? Lidar com situações complexas faz parte da dinâmica de qualquer corporação, independente da área ou setor de atuação. Contar com uma estratégia em Seis Sigma permitirá apagar o incêndio de maneira permanente. Isso significa analisar dados, identificar os problemas atuais e suas dimensões, lançar mão de técnicas estatísticas para aperfeiçoar a tomada de decisões com foco em soluções definitivas baseada em fatos.

Problemas de padronização e desperdício

Um processo produtivo desconectado e sem padrão amplia a ocorrência de erros e defeitos, impactando diretamente na qualidade da entrega final. Com o Seis Sigma e a implementação do ciclo DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Implementar e Controlar), a empresa é capaz de rastrear defeitos, atrasos, desvios ou qualquer questão que possa afetar a expectativa de qualidade de um serviço ou produto do ponto de vista de um cliente, beneficiando-se da padronização e estabilidade dos processos. Além disso, consegue executar o monitoramento contínuo dos projetos, por meio de uma gestão operacional eficiente, baseada em dados precisos, com a possibilidade de envolver toda a cadeia de suprimentos na mesma dinâmica, reforçando a busca pela eliminação de possíveis desvios do processo produtivo.

Dificuldades relacionadas ao desenvolvimento de pessoas

Existe uma frase popular que diz “insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. No ambiente corporativo, é comum ver pessoas acomodadas, repetindo comportamentos e atitudes do passado para bater metas atuais, uma equação que raramente dá certo. As empresas que adotam o Seis Sigma possuem uma dinâmica diferenciada de treinamento, trabalho em grupo e envolvimento de seus colaboradores, que se sentem mais confiantes para identificar gargalos, sugerir novas ideias e resolver problemas. Com isso, a corporação tende a rever processos, implementar mudanças e obter resultados mais consistentes, com ganhos significativos em termos de motivação e produtividade.

Problemas para atingir metas financeiras

Empresas que estabelecem suas dinâmicas sem o suporte de uma estratégia estruturada em Seis Sigma costumam amargar prejuízos causados por erros e retrabalhos, enfrentando dificuldades para atingir o desempenho e os resultados financeiros apontados no Plano de Metas. Por outro lado, aquelas que optam pela implementação da filosofia tornam-se capazes de minimizar ao máximo os desperdícios e preservar recursos dispendiosos, apresentando retornos financeiros tangíveis ​​e contabilizáveis financeiramente.

Incapacidade de manter sua vantagem competitiva

O que é determinante para que o consumidor escolha um produto diante de outros que executam exatamente a mesma função? Marca, preço, qualidade? Independente do fator motivador, uma coisa é certa: empresas que não implementam o Seis Sigma acabam perdendo vantagem competitiva em relação aos concorrentes que o fazem, uma vez que a metodologia ajuda a empresa a se tornar melhor naquilo que ela faz, com entregas e resultados mais consistentes.

Caso você tenha identificado alguma semelhança entre os problemas descritos acima e a realidade da sua companhia, não se preocupe! O fato de você ter lido este post já demonstra que você deu o primeiro passo e está no rumo certo para solucionar este desafio e ajudar a elevar a gestão da sua empresa ao próximo nível.

Minimize a ocorrência de erros e de variações nos processos por meio de uma cultura organizacional de melhoria contínua forte, colaboradores engajados ao planejamento estratégico e processos formais de controle. Para tanto, conte com o suporte de ferramentas e métodos estruturados para organizar, mapear e guiar seus esforços. Principalmente para não incorrer em erros que podem ser bastante prejudiciais à implementação de novos processos.

A Nortegubisian possui anos de experiência em melhoria contínua e é a parceira ideal para auxiliar sua empresa na jornada de eliminação de problemas e captura de benefícios decorrentes de uma implementação precisa e disciplinada do Seis Sigma. Entre em contato hoje mesmo, converse com nossos especialistas e saiba como alavancar seus recursos e obter vantagens significativas em todos os níveis do seu negócio.

Comentários
Posso ajudar?