Definição
O planejamento estratégico é uma abordagem gerencial que possui a função de direcionar a organização e seus recursos na busca de um objetivo maior. Uma empresa pode ter inúmeros objetivos, como a excelência em qualidade, inovação, velocidade, flexibilidade, entre outros, todavia, o objetivo maior sempre está relacionado à geração e a maximização da receita, capaz de suplantar todos os custos (mão de obra, matéria prima, estrutura, etc.), gerar lucro suficiente para os sócios e acionistas de forma a justificar o seu investimento e garantir a perpetuidade do negócio.
Por outro lado, o lucro não pode ser diretamente influenciado, e a sua obtenção apenas será factível caso a empresa alcance um conjunto de outros objetivos, como a excelência em qualidade, inovação, velocidade, flexibilidade, etc. Gerenciar esta gama de variáveis para a geração de lucros e a manutenção da competitividade é um desafio para organizações de qualquer natureza. Este cenário torna-se ainda mais agravante com a globalização dos mercados que tem acirrado a concorrência entre as empresas. Atrelada a esta evidência, os fatores econômicos desfavoráveis têm contribuído para tornar o mercado cada vez mais volátil e complexo, aumentando substancialmente o desafio da manutenção da competitividade.
Alguns fatores críticos de influência do mercado nas organizações:
- inexistência de fronteiras para a concorrência;
- maior grau de exigência por parte dos clientes;
- pressões por redução de custos;
- estreitamento das margens de lucratividade;
- carga tributária extremamente elevada;
- demanda incerta;
- economia instável.
Por todos os aspectos citados anteriormente, diz-se que o planejamento estratégico é crucial para o sucesso de qualquer negócio, no curto, médio e longo prazo. Uma empresa gerida sem direcionamento estratégico é o mesmo que um navio à deriva em meio à turbulência.
Há diversas analogias empregadas ao conceito de estratégia, dentre as principais podemos citar:
- o planejamento estratégico é uma ponte que leva a empresa do presente a um lugar em que ela gostaria de estar no futuro;
- o planejamento estratégico define onde a empresa está, quer e pode chegar;
- o planejamento estratégico é uma bússola que guia os passos da empresa na busca dos seus objetivos;
- com o planejamento estratégico a empresa está sempre preparada para enfrentar as adversidades do mercado;
- o planejamento estratégico permite o alinhamento de objetivos entre todos os membros de uma organização, independentemente do departamento ou do grau de hierarquia. Uma empresa sem planejamento estratégico é o mesmo que uma equipe remando em direções completamente diferentes, o esforço é altíssimo e o barco não sai do lugar. Por outro lado, uma empresa com planejamento estratégico estruturado é o mesmo que uma equipe remando de forma sincronizada em uma única direção, o barco veleja de forma suave, porém eficiente, e o esforço de todos é minimizado.
Apesar da aplicação de estratégia desempenhar um papel cada vez mais crucial no mundo corporativo atual, a sua concepção remete à antiguidade, em um contexto totalmente diferente do atual.
A palavra estratégia vem do grego strategos e significa plano de manobra, não por acaso, as suas primeiras aplicações estavam relacionadas à guerra. Um dos primeiros textos a abordar o conceito de estratégia foi escrito por Sun Tzu, um general chinês, há cerca de 2.500 anos.
A obra intitulada a arte da guerra, tinha a sua essência pautada exatamente na aplicação de estratégias para vencer um exército inimigo. Apesar da diferença de contexto, a obra teve grande influência no pensamento empresarial contemporâneo.
Linha do Tempo
- Antiguidade: O primeiro texto conhecido, de aplicação militar, tem mais de 2.000 anos e é do General chinês Sun Tzu: um tratado sobre a arte da guerra. No Ocidente, o conceito também é utilizado militarmente pelo exército romano.
- Século XVIII: O general francês Napoleão Bonaparte, que conhece a obra de Sun Tzu, é considerado um dos maiores estrategistas de todos os tempos.
- Década de 50: Após a Segunda Guerra, o planejamento estratégico chega às empresas e universidades, principalmente nos EUA. Surge o modelo de análise de forças e fraquezas, ameaças e oportunidades.
- 1965: Edição do primeiro livro sobre estratégia, de Igor Ansoff.
- Anos 60 e 70: O planejamento estratégico torna-se uma ferramenta muito popular e se espalha pelas empresas americanas.
- 1980: Publicação do primeiro livro de Michael Porter, com nova organização dos conceitos de estratégia.
- Década de 90: Criação do Balanced Scorecard (Kaplan e Norton)
- Século XXI: São propostos novos modelos com foco na capacidade de adaptar-se à mudança, na flexibilidade e no aprendizado organizacional.
O modelo de planejamento estratégico desenvolvido pela Nortegubisian engloba um pacote de ferramentas influenciadas pelas escolas clássicas (Ansoff e Porter) e também pela escola contemporânea, em especial, Kaplan e Norton com a proposição do BSC – Balanced Scorecard e o modelo mais recente intitulado Business Model Generation, também conhecido como modelo Canvas, dos autores Osterwalder e Pigneur, que está pautado no design de negócios através da prototipagem de cenários. Este modelo hibrido será apresentado no tópico seguinte.
Etapas
Para entender todas as etapas do planejamento estratégico, preparamos um PDF detalhando-as. É só clicar para baixar!
Benefícios
Os principais benefícios do desenvolvimento e desdobramento do planejamento estratégico são descritos a seguir:
- proporciona a sustentabilidade e crescimento da empresa;
- expande os horizontes e o campo de visão da empresa em relação ao seu negócio e o mercado;
- cria um guia para nortear os caminhos da organização na busca dos seus objetivos;
- proporciona foco bem definido e interesses alinhados;
- define com clareza onde a organização se encontra no momento e onde ela planeja estar nos próximos anos;
- proporciona à organização antever os seus problemas e preparar-se para enfrentar as adversidades do mercado;
- expande a visão da organização na busca de novas e promissoras oportunidades de negócios;
- diminui o tempo de resposta da organização para enfrentar os problemas e as ameaças ao agilizar o processo decisório;
- alinha estratégia aos planos de ação para promover melhorias em todos os níveis da organização;
- favorece a consciência e clareza do papel estratégico de cada indivíduo na busca dos objetivos organizacionais, gerando o comprometimento de todos;
- estabelece ações e metas individuais na busca de objetivos corporativos.
Aplicação
Por questões de confidencialidade extrema de informações não é possível apresentar o detalhamento de um caso prático de estruturação do planejamento estratégico. Todavia, pode-se apresentar alguns exemplos de modelos de negócios (Canvas) disponíveis, que sintetiza o direcionamento estratégico de uma organização. Por ser um material aberto, o nível de detalhamento das informações é mais restrito. Um quadro Canvas real contém uma série de informações confidenciais, como estrutura de custos, rentabilidade, ponto de equilíbrio financeiro, entre outras informações que não poderiam ser divulgadas ao público.