Imagine que você precisa ir a um determinado lugar que nunca foi antes. Com certeza você utilizaria um GPS para te guiar e chegar com segurança no seu destino final, certo? Além disso, é através dele que você consegue ver as possibilidades de rotas e escolhe o melhor caminho para ser seguido.
Ter estratégias bem definidas representam o GPS que sua organização precisa: é um norte, uma forma de analisar suas possibilidades, de se preparar, planejar o futuro e escolher as melhores opções para alcançar seus objetivos.
Para o sucesso dessas estratégias, todas as áreas precisam estar unidas e por dentro do planejamento da empresa. Caso contrário, seu negócio pode correr alguns riscos drásticos durante o percurso. Confira:
- Não consegue lidar com imprevistos
Assim como em todas as organizações, problemas podem surgir ao longo do tempo. O que difere uma empresa da outra, é como cada uma está preparada para lidar com a dificuldade.
Quando você tem estratégias bem desenhadas, você já possui planos e conta com alguns imprevistos externos e internos que podem acontecer. Você se torna mais preparado e tem mais agilidade para lidar com situações não esperadas.
Se você não tem essas estratégias bem desenhadas, quando um problema surge, a organização demora muito mais tempo para resolver e seguir em frente.
- A execução das atividades dos colaboradores sofre impacto negativo
Com a ausência de estratégias, a empresa não possui um planejamento prévio e consequentemente não tem planos de ação, metas e objetivos a serem alcançados pelos funcionários. Isso pode acarretar em baixa produtividade, falta de motivação e falta de perspectiva para os times.
As estratégias permitem uma visão ampla do negócio e alinha as expectativas de todos com os objetivos da organização.
- As tomadas de decisões não são bem executadas
Como consequência dos tópicos anteriores, aquelas que não possuem um planejamento, não sabem escolher o melhor caminho no momento de tomadas de decisões. Isso se torna um ciclo vicioso por não saber lidar com imprevistos, por impactar negativamente as atividades diárias e por não tomar as decisões corretas para alavancar a organização.
- Não tem um diferencial competitivo
As empresas que não tem estratégias bem estruturadas, não tem visão ampla e externa do negócio. Ou seja, elas não sabem o que esperar dos concorrentes e também não sabem o que esperar do próprio futuro.
Quando você entende o ambiente em que está inserido e cria estratégias, você sabe quais são seus pontos fortes, como você atinge seus potenciais clientes e quais são seus planos de ações, criando um diferencial competitivo no mercado em que está inserido.
- Falta de integração entre as equipes
Além de todos os pontos citados acima, se os colaboradores não sabem o objetivo e os próximos passos da organização, a integração entre as equipes se perde no meio do caminho.
Quando você conta com a colaboração de todos para o desenvolvimento de estratégias, o grau de comprometimento aumenta e as chances de sucesso no momento da implantação são ainda maiores. A integração dos times faz com que todos tenham a mesma visão de sucesso do negócio e que estejam prontos para atingir suas metas.
Mas então, como criar estratégias bem definidas?
Primeiramente, envolva os times. Definir estratégias é um passo fundamental e requer diversas visões para chegar em um consenso que define bem a organização e suas metas.
Realize também uma análise de ambiente. Entenda seu concorrente, seu mercado, seu público, seus pontos fortes, seus pontos fracos e seu produto ou serviço.
Tenha estratégias de crescimento/desenvolvimento, de manutenção e de sobrevivência. A empresa precisa estar preparada para cada possibilidade.
Estratégia de crescimento/desenvolvimento: é encontrar oportunidades nos ambientes externos e internos para o crescimento da organização, como por exemplo: aumentar a produção ou criar um novo produto/serviço.
Estratégia de manutenção: aqui é importante pensar em estratégias que vão melhorar aquilo que já é feito pela empresa, como por exemplo: melhorar o atendimento ao cliente ou melhorar os equipamentos responsáveis pela produção dos produtos oferecidos.
Estratégia de sobrevivência: caso seja necessário, é preciso rever os processos e formas para reduzir os custos, muitos imprevistos podem ser mediados nesta estratégia.
Não se esqueça também de atualizar constantemente essas estratégias e analisar o planejamento estratégico da sua organização. É assim que você vai conseguir se adaptar às mudanças.
Além disso, com estratégias muito bem definidas, você vai conhecer o seu estado atual e ter de forma detalhada qual é sua situação alvo, ou seja, onde você quer chegar.
Inclusive, você pode conferir nosso e-book com o detalhamento das etapas do planejamento estratégico clicando aqui. E após essa elaboração, se você não quer deixar suas estratégias declinarem na fase de execução, leia nosso artigo completo sobre o tema.
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