O que são Stakeholders e qual sua importância?

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Os stakeholders desempenham um papel fundamental para as empresas em todos os setores. Sejam influenciando as operações ou sendo influenciados, eles desempenham um papel crucial na tomada de decisões organizacionais e frequentemente moldam a direção que uma empresa seguirá no mercado. 

Neste artigo, você descobrirá o significado dos stakeholders, os diferentes tipos existentes, sua importância, como mantê-los engajados, suas necessidades e muito mais. Acompanhe!

Como surgiu esse termo e o que são stakeholders?

O conceito surgiu na década de 80, desenvolvido pelo filósofo americano e professor de administração Edward Freeman. Para Freeman, as organizações deveriam se preocupar com todos os públicos que de alguma forma seriam impactados e não apenas com os números, lucros ou prejuízos. 

A compreensão desse conceito se torna mais clara ao examinarmos a origem da palavra stakeholder. Originada do inglês, ela resulta da combinação de duas palavras: stake, que pode ser traduzida como interesse, e holder, aquele que possui algo. 

Ou seja, os stakeholders são os grupos ou públicos da empresa que que possuem algum interesse na gestão e nos resultados de um projeto ou da organização em si e que são impactados de alguma forma, seja ela positiva ou negativa.

E quais são os tipos de stakeholders?

Os stakeholders podem ser classificados em dois tipos, são eles os primários e secundários, e podem variar dependendo do grau de relevância que a empresa tem para eles. Confira a seguir o significado de cada uma delas.

Stakeholders Primários: possuem poder de interferir nas decisões e nos processos, e exercem influência direta nas atividades da empresa. Geralmente, fazem parte do público interno da organização, ou seja, estão diretamente relacionados com o negócio.

Stakeholders Secundário: estão diretamente ligados às atividades da empresa, eles são impactados ou podem impactar suas ações e têm poder para mobilizar a opinião pública. Normalmente, fazem parte do público externo da organização.

Veja a seguir quem são os públicos internos e externos.

Internos: são stakeholders que estão dentro do ambiente da empresa, que possuem alguma relação formal com ela, como acionistas, colaboradores, diretores, gerentes, gestores, proprietários e sócios.

Externos: são stakeholders que se encontram fora da empresa, mas que possuem algum tipo de interação e são diretamente afetados por ela, como clientes, comunidades locais, concorrentes, credores, estado, fornecedores, grupos ativistas, investidores, meio ambiente, mídia, ONGs, público em geral e sindicatos.

Embora majoritariamente os stakeholders internos e externos sejam separados dessa forma, pode ocorrer alteração dependendo do projeto ou situação. 

E agora que você já entendeu a diferença entre os stakeholders internos e externos, aprenda algumas formas de manter esse público engajado.

Como manter o engajamento dos stakeholders?

Separamos três formas de manter os públicos de interesse engajados, são elas: bom relacionamento, humanidade e comunicação.

Bom relacionamento: o bom relacionamento se refere à confiança entre todas as partes envolvidas. E esse é um fator fundamental para que as pessoas trabalhem juntas com mais dedicação e afinco.

Levar em conta aspectos humanos: deve-se levar em consideração uma série de aspectos emocionais, o que vai possibilitar a manutenção da harmonia entre as partes interessadas e vai ajudar a solucionar possíveis problemas que surgirem.

Comunicação: é necessário que todas as partes interessadas nos projetos da empresa estejam a par dos acontecimentos que os envolvem. Quanto melhor for a comunicação entre os agentes interessados, melhores serão os resultados.

Qual a importância dos stakeholders no dia a dia de uma organização?

Além de os stakeholders sofrerem impactos diretos ou indiretos conforme as decisões de um negócio, o contrário também é verdadeiro. O contentamento das partes interessadas com os resultados e a geração de valor de uma empresa pode influenciar significativamente os resultados da companhia.

Portanto, é crucial que os stakeholders, sejam eles primários ou secundários, estejam satisfeitos com o desempenho da empresa, pois eles desempenham um papel vital para qualquer negócio.

Por isso, empresas que lidam com um grande número de stakeholders precisam identificar pontos em comum entre todas as partes interessadas. Dessa maneira, torna-se mais fácil criar ações e planejamentos que garantam a satisfação dos stakeholders e superem suas expectativas.

Por exemplo, imagine que os colaboradores de uma organização estejam desmotivados e com baixa produtividade. Esse cenário afetará outros stakeholders, como os clientes, que não receberão um produto ou serviço que atenda às suas expectativas.

Da mesma forma, investidores e acionistas também serão impactados, pois as vendas podem cair. Assim, um grupo insatisfeitos pode influenciar negativamente o comportamento de outro. Portanto, é fundamental prestar atenção a todas as partes interessadas para continuar agregando valor a elas.

O monitoramento de stakeholders permite identificar com mais clareza como as diferentes partes são influenciadas e influenciam a estabilidade dos negócios. Quanto mais maduro for esse processo, mais proativos se tornam os agentes envolvidos no que se refere à construção de uma relação com respeito mútuo e objetivos em comum.

De maneira geral, sem esses públicos estratégicos não haveria empresas. Afinal de contas, cada grupo de pessoas interessadas é essencial para o êxito dos negócios.

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