O que o Coronavírus ensina sobre negócios e gestão

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Tema que já entrou para a história mundial como o mais falado, hashtageado e estudado em tão curto período, o Coronavírus, ou o Covid-19, está há três meses no topo das notícias e vem gerando impactos econômicos, políticos, sociais e, principalmente, de saúde pública. Se, por um lado, a pandemia escancarou uma vulnerabilidade das sociedades modernas, por outro apresenta uma série de ensinamentos valiosos ao mundo dos negócios.

É justamente sobre isso que iremos tratar neste post: quais os legados o Coronavírus vem deixando, além de algumas reflexões sobre como as organizações podem utilizar estes preceitos em benefício próprio e de seus stakeholders.

Do outro lado do mundo

Nestes últimos tempos, observamos o conceito de globalização ganhar uma tradução quase que tangível – não fosse pelo tamanho microscópico do vírus – com a evolução da doença e pela maneira como ela se espalhou e repercutiu em todo o mundo. Não há como negar que, independentemente de fronteiras físicas, não há barreiras suficientes para isolar um fenômeno como este.

Diretamente de uma província da China, do outro lado do globo, para todo o mundo. Propagado, talvez, com a mesma capilaridade que insumos e produtos chineses avançaram sobre o planeta nas últimas décadas.

A organização, capacidade de mobilização e medidas tomadas pela China para combater a epidemia deixam claro que planejamento, organização e performance são fenômenos que estão diretamente relacionados. Ao se desenvolver e fortalecer suas capacidades ao longo dos anos, tornando-se uma das maiores potências de inovação no mundo, o país conseguiu reagir de forma a minimizar impactos provocados pelo vírus.

Na construção civil, lançou mão de uma técnica de pré-fabricação eficiente de edificação para construir um hospital de 25 mil m² e mil leitos em apenas dez dias na cidade de Wuhan. Uma mobilização enorme que garantiu a entrega do resultado dentro do prazo acordado, sem prorrogação ou atrasos. No atendimento à população, o governo utilizou inteligência artificial (IA) para reconhecimento de voz e para dar recomendações de saúde por um canal telefônico. Na logística e transporte, também integrou IA aos sistemas de controle de estações de trem e aeroportos, priorizando viagens para diminuir a concentração – e os riscos de contaminação – a de pessoas em uma mesma plataforma.

A saúde dos negócios

Da mesma maneira que a China se organizou na ofensiva contra o vírus, empresas com processos internos bem mapeados e programas de gestão de crise estabelecidos tendem a superar as adversidades de forma mais estruturada, sofrendo menos os impactos negativos de uma crise.

Uma das ferramentas disponíveis para isso é o Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV). Com ele, a empresa faz um mergulho no diagnóstico em seus desempenhos de processos, identifica com clareza seus problemas, fragilidades e onde há desperdício em sua operação. Feito isso, identifica com mais lucidez seus pontos fortes e fracos, entende quais são as atividades que agregam e que não agregam valor, consegue direcionar os esforços em ferramentas e técnicas de melhoria contínua para cuidar das fragilidades e manter a saúde organizacional mais forte para enfrentar adversidades.

Alguns fatores são importantes para manter uma boa saúde:

  • Velocidade de reação: comprometimento da equipe com resultados e disciplina no cumprimento de atividades dentro dos prazos é essencial para o sucesso de qualquer organização;
  • Mentalidade de inovação: diante de um ecossistema de inovações disponíveis no mercado, adotar tecnologias e sistemas alinhados aos propósitos do seu negócio amplia o potencial de melhoria de performance;
  • Plano de crise: refletir de maneira estruturada sobre possíveis cenários de ruptura, seus impactos, probabilidade de ocorrer e contingenciamentos é uma maneira essencial de se mobilizar para situações de tensão;
  • Consultoria especializada: da mesma forma que vamos ao médico quando estamos debilitados, existem empresas especialistas em excelência organizacional e que podem se tornar grandes parceiras na implementação de soluções que fazem a diferença.

Outro paralelo interessante que podemos estabelecer é entre as empresas e as pessoas. Isso porque, enquanto um corpo humano com sistema imunológico forte enfrenta o corona – ou qualquer outro vírus – com mais resistência, um corpo com o sistema imunológico debilitado sofre mais consequências decorrentes desse tipo de ocorrência, com índices mais altos de letalidade.

Tempo de oportunidades

Atualmente representando 19% do PIB global e 13% do fluxo do comércio, a China atingiu um patamar de desenvolvimento capaz de gerar consequências em todo o mundo, como estamos observando desde o início de 2020.

“É urgente eliminarmos da mente humana a ingênua suposição de que seja possível sair da grave crise em que estamos mergulhados usando o mesmo pensamento que a produziu”. Atribuída a Einstein, essa frase traz uma importante reflexão para se fazer sobre este momento.

A crise é um fato inquestionável, que vem impactando em todos os setores da economia com maior ou menor força, e seguirá assim pelos próximos meses. Ao mesmo tempo, o quanto mais bem preparada sua empresa estiver, melhor conseguirá lidar com as consequências e encontrar oportunidades que talvez não aparecessem diante de um cenário mais trivial. Em algum momento, a pandemia passará, a economia se recuperará e as coisas voltarão a um patamar de equilíbrio. E, justamente, aqueles que estiverem mais bem estruturados obterão vantagem nesta corrida.

Ainda há muitas perguntas sem resposta sobre o que será do futuro e como o Coronavírus impactará economias e sociedades. Proteger sua empresa de vulnerabilidades está diretamente relacionado ao conhecimento profundo de seus processos, experimentação e a uma gestão e mentalidade enxutas, que buscam minimizar o desperdício. Conte com o conhecimento de quem é especialista no assunto para proteger seus negócios e resultados.

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