Você sabe o que é clima organizacional e como ele pode ser importante para o sucesso de uma empresa? Algumas das organizações mais inspiradoras do mercado, como Facebook, Pinterest e Google, tornaram-se conhecidas por promover um ambiente de trabalho instigante, não só pelos jogos e escritórios coloridos, mas também por envolver os funcionários nas decisões, conceder mais autonomia às suas equipes e promover a coletividade.
As empresas que não se preocupam com o clima organizacional tendem a obter desvantagens no mercado, pois os colaboradores ficam cada vez mais desmotivados e, além de não atingirem a produtividade ideal, tendem a buscar outro lugar para trabalhar. Com isso, a organização perde mão de obra capacitada e tem de empreender mais recursos na contratação de novos funcionários.
Para motivar a equipe e criar um bom clima organizacional, não basta colocar um Xbox em sua sala de reunião. É preciso oferecer reconhecimento aos seus funcionários e monitorar as relações entre as equipes. Confira como em nossas dicas a seguir!
O que é clima organizacional?
A maneira como os funcionários percebem o ambiente de trabalho, bem como o conjunto de pensamentos e sentimentos comuns entre os colaboradores formam o que denominamos clima organizacional. Embora o assunto tenha ganhado maior importância nos últimos anos, os teóricos de administração de empresas e recursos humanos já estudam sobre esse tema há décadas. O autor W. Glick, por exemplo, afirma que o clima organizacional pode ser entendido como o grau de similaridade entre as expectativas da empresa e a dos empregados. Embora as definições mudem de autor para autor, todos eles mencionam a importância da satisfação do colaborador nesse processo.
Uma empresa é formada por pessoas. Embora as companhias tenham um conjunto de valores que busquem reger o clima organizacional, as percepções dos colaboradores podem variar de acordo com uma série de circunstâncias.
O clima organizacional é influenciado, em grande parte dos momentos, pelo estresse, motivação, liderança e resistência à mudança. Há, contudo, muitos outros fatores capazes de transformar o clima de uma empresa, o que o torna uma característica potencialmente mutável. Isso também nos ajuda a distinguir o clima organizacional da cultura organizacional, que é mais enraizada devido aos esforços do branding e do endomarketing.
Qual é a importância de um clima organizacional bem estruturado?
O clima organizacional afeta diretamente a satisfação dos funcionários de uma empresa, trazendo resultados imediatos nos níveis de produtividade e taxas de retenção. Por isso, é muito importante monitorar a qualidade do ambiente de trabalho periodicamente por meio de indicadores qualitativos e quantitativos. Há uma série de itens a serem observados para a realização desse tipo de pesquisa. Alguns deles são:
- fatores que levam os funcionários a se sentirem desmotivados;
- fatores que motivam as equipes;
- a opinião dos colaboradores sobre as práticas de gestão de pessoas na empresa;
- avaliação sobre o conhecimento dos objetivos comuns da empresa;
- avaliação das competências dos funcionários para as funções a que se propõem;
- como ocorrem os relacionamentos na empresa, entre outros.
As pesquisas de clima organizacional identificam os problemas que possam afetar os níveis de satisfação na empresa e convocam os funcionários a colaborar com seus conhecimentos para encontrar soluções. Além disso, elas criam um canal de comunicação direta entre os colaboradores e gestores, trazendo melhorias no diálogo. Dessa maneira, sua empresa avalia a atual situação e pode planejar ações mais efetivas.
Como implantar um bom clima organizacional?
Independente do porte e a natureza de seu negócio, trazer melhorias para o clima organizacional exige trabalho em equipe. Confira:
Invista na comunicação
O recurso mais importante para um bom ambiente de trabalho e uma excelente gestão de pessoas é a habilidade de ouvir, tanto por parte do líder quanto do liderado. Essa afirmação é de Ruy Shiozawa, CEO do Great Place to Work Brasil, um instituto referência que lista as melhores empresas para trabalhar. Segundo ele, se os funcionários têm mais liberdade para falar, a tarefa da gestão de pessoas torna-se muito mais simples.
Ofereça feedbacks atenciosos
Outro ponto essencial para a manutenção de um ambiente saudável na empresa é o feedback. Os colaboradores precisam estar cientes dos resultados de suas atividades, de modo que se sintam reconhecidos quando entregarem bons resultados e fiquem motivados a melhorar quando identificarem falhas. Nesse sentido, o papel do líder é oferecer orientação por meio de feedbacks atenciosos.
Converse com a equipe e reúna-se com os seus funcionários individualmente. Opte por dar retornos sobre aspectos a serem melhorados a sós, criando uma dinâmica confortável para que o funcionário possa explicar as próprias dificuldades e buscar ajuda.
Estabeleça metas coerentes
A partir do que foi levantado nas pesquisas de clima organizacional, você pode estipular metas coerentes com a realidade de sua empresa para solucionar os problemas. É essencial que seus funcionários compreendam essas metas e como eles podem colaborar para que elas sejam alcançadas. Isso traz um senso de pertencimento capaz de potencializar o engajamento das equipes.
Promova os cuidados com a saúde no ambiente de trabalho
Dificilmente os colaboradores se sentirão satisfeitos com seus trabalhos se eles estiverem cansados demais ou se alimentando inadequadamente. É essencial que estejam com a saúde em dia para garantir um bom desempenho.
Além de facilitar o acesso a um plano de saúde, você também pode apostar em programas de ginástica laboral, campeonatos internos, fazer parcerias com restaurantes focados em alimentação saudável, entre outros. Essas ações demonstram o cuidado de sua empresa com seus funcionários e trazem mais motivação.
Demonstre disposição para mudar
Após analisar os resultados das pesquisas de clima organizacional e ouvir os colaboradores, é preciso que os gestores ajam como líderes, alinhando-se aos novos pensamentos da gestão de pessoas. Não se trata de fazer cobranças exageradas ou ignorar falhas. Tudo passa por uma cultura de aprendizado constante e muita escuta, de modo que todos se sintam instigados a se qualificar, superar os desafios e colocar-se no lugar uns dos outros.
É preciso que você entenda também que o processo de transformação do ambiente de trabalho não é rápido ou simples. Afinal, gestores e colaboradores precisam estar abertos às mudanças de hábitos e demonstrar vontade para colaborar. Portanto, cultivar a prática da escuta é essencial, além de motivar um ambiente onde todos se sintam à vontade de trabalhar uns com os outros, sem hostilidades.
Zelar por um bom clima organizacional é uma das principais formas de garantir que a sua empresa se mantenha competitiva no mercado por meio dos melhores índices de produtividade. Afinal, com colaboradores mais satisfeitos, a organização retém talentos e engaja todos no alcance dos objetivos estipulados.
Agora que você já sabe o que é clima organizacional, que tal se aprofundar mais no tema gestão de pessoas? Para isso, confira o nosso artigo sobre como uma equipe desmotivada impacta diretamente na manutenção de seu negócio.