O Programa de Excelência Organizacional da Nortegubisian (PEx)

Compartilhe nas redes sociais:

Você sabe por que buscar a excelência organizacional é tão importante?

Uma prática comum do mundo corporativo contemporâneo é a busca pelo aperfeiçoamento dos seus processos com o objetivo de aumentar sua competitividade. Afinal, com um mercado tão volátil e complexo, os clientes estão cada vez mais exigentes e as pressões por redução de custos e aumento da qualidade são cada vez maiores.

Neste âmbito, aperfeiçoar os processos para elevar a competitividade passou a ser uma questão de sobrevivência.

Mas, o problema é que muitas empresas utilizam métodos inapropriados para este fim, desenvolvendo melhorias pontuais e isoladas, que não se sustentam ao longo do tempo.

É exatamente neste ponto que o Programa de Excelência Organizacional da Nortegubisian, denominado PEx se destaca. Confira!

O que é o Programa de Excelência Organizacional da Nortegubisian (PEx)?

Utilizando um modelo robusto e que permite a integração de diversas ferramentas de gestão e melhoria, com práticas Lean Six Sigma, o PEx é um meio eficaz para promover a real transformação cultural voltada à melhoria contínua.

Diferentemente do que muitos imaginam, alcançar a excelência não é simplesmente ter os melhores processos, práticas e metodologias, mas sim buscar o aperfeiçoamento contínuo. Por isso dizemos que a excelência é um alvo que está em constante movimento.

Outro diferencial do PEx reside na integração estratégica, tática e operacional. Esta característica permite um fluxo de trabalho de duas vias, onde temos as diretrizes estratégicas sendo permeadas de cima para baixo e as ações de melhoria seguindo um fluxo contrário, de baixo para cima, gerando a força motriz necessária para que as estratégias obtenham sucesso.

Este fluxo, além de garantir o alinhamento estratégico organizacional, permite que os esforços dos times sejam direcionados para ações que de fato ajudarão a empresa a alcançar os seus objetivos.

Sabemos que o nosso tempo está cada vez mais escasso e, portanto, concentrar a energia naquilo que realmente fará a diferença é um elemento de sucesso para qualquer tipo de programa de melhoria.

Como o PEx está estruturado?

O PEx está alicerçado em quatro pilares fundamentais: estratégia (planejamento e execução), processos (aprendendo a enxergar), gestão (clientes, rotina, melhoria, qualidade e resultados) e pessoas (desenvolvimento de equipes de alta performance).

excelência organizacional

Vale destacar a atenção especial ao pilar de pessoas, pois os demais se tornarão obsoletos se a empresa não dispuser de pessoas capacitadas para fazer o que tem de ser feito. No final, são as pessoas que fazem a diferença.

Estes quatro pilares, por sua vez, estão sustentados por um critério de excelência que rege as regras do programa e estabelece a gamificação entre as áreas ou equipes que iniciarão a jornada em direção à excelência. Neste contexto, é importante enfatizar que todas as áreas da empresa devem participar, em um esforço conjunto e coordenado de superação de metas e resultados.

Outra base de sustentação do programa refere-se ao escritório de melhorias, que é composto por um conjunto chave de recursos internos e que tem como objetivo auxiliar na implementação do programa, suportando as equipes, auxiliando na multiplicação do conhecimento e na construção da cultura de melhoria e atuando como um guardião das regras previstas no critério de excelência.

E quais são as etapas de implementação do PEx?

A jornada em direção à excelência, proposta pelo PEx, consiste em nove etapas.

1. Mapeamento e Revisão do Plano Estratégico

Nesta etapa, o plano estratégico deve ser concebido e desdobrado em iniciativas responsáveis por sustentar o atingimento das metas. De forma similar, os KPIs devem ser estabelecidos e desdobrados nos níveis estratégico, tático e operacional, criando assim uma relação causal entre eles. A metodologia comumente utilizada nesta fase é o Hoshin Kanri, associado às práticas do Balanced ScoreCard.

2. Estruturação do Escritório de Melhorias

Nesta fase, deve-se estruturar o escritório de melhorias que será responsável por auxiliar na implementação do programa, cadenciar as ações previstas e garantir a disseminação das regras do programa conforme estabelecido no critério de excelência. Essa equipe é de extrema importância para o programa, pois atua na esfera técnica, comportamental, política e motivacional.

3. Acompanhamento do Plano Estratégico

Esta é a etapa onde são criados os mecanismos formais de acompanhamento dos KPIs e de gestão do plano estratégico em suas mais diversas instâncias, seja no nível de diretoria, gerência ou liderança.

4. Mapeamento da Cadeia de Valor e da Estrutura Organizacional

Esta é a fase de compreensão plena da forma como a empresa está constituída, sua estrutura hierárquica e cadeia de valores. Esta visão é importante para que o programa possa ser customizado e esteja aderente à sua realidade. Aqui será possível definir as equipes de trabalho que iniciarão a jornada em direção à excelência.

5. Estruturação das Regras e Oficialização do Programa

Esta é a fase em que o programa é efetivamente delineado. Neste momento, todas as regras devem ser especificadas, dando origem ao critério de excelência organizacional, que irá nortear toda a jornada da organização. Portanto, este documento deve apresentar todas as diretrizes relacionadas aos níveis de qualificação, critérios de avaliação, especificação de papéis e responsabilidades, divisão das áreas, métodos e ferramentas a serem aplicadas, trilha do conhecimento, gamificação, etc. Com estas definições, o passo seguinte é formalizar as regras à nível corporativo.

6. Capacitação e Transferência de Conhecimento

Após o lançamento oficial do programa inicia-se a jornada rumo a excelência com a capacitação e transferência de conhecimento para as equipes de trabalho, tendo como base a trilha do conhecimento estabelecida no próprio critério de excelência. O objetivo é criar equipes de alta performance por meio da difusão gradual de métodos e ferramentas de melhoria. Assim, as equipes passam a dispor de um meio para se alcançar as metas.

7. Mentoria

Em paralelo à execução dos treinamentos, inicia-se o processo de mentoria das equipes, prestando todo suporte técnico necessário para que o conteúdo teórico visto nos treinamentos possa ser transportado para a realidade das áreas e dos processos. É o momento das equipes se apropriarem dos métodos e ferramentas.

8. Incorporação do Programa de Reconhecimento e Recompensa

Quando os resultados positivos começam a aparecer é o momento de implementar o Programa de Reconhecimento e Recompensa. O objetivo primordial é motivar as pessoas a continuarem na trilha do sucesso. Assim, é possível plugar a gamificação concebida com um modelo de meritocracia. Além dos aspectos motivacionais, este modelo permite instaurar a cultura do feedback que também representa um artifício poderoso para o desenvolvimento do capital humano da empresa.

9. Jornada em Direção a Excelência

Uma vez que o programa se encontra em execução, as equipes são direcionadas à busca pela excelência, guiadas pelos critérios que foram estabelecidos. Conforme o nível de maturidade das áreas evolui, é possível pleitear um nível de certificação superior que é concedido por meio de uma auditoria. Esta progressão continuada, associada com o programa de reconhecimento e recompensa, gera um ciclo virtuoso de engajamento e busca constante pela excelência.

Quais são os níveis de maturidade do programa e em quanto tempo ele é implementado?

O PEx considera cinco níveis de maturidade em sua certificação: lançamento, qualificação, nível bronze, nível prata e nível ouro.

Toda área ou célula que inicia a sua jornada em direção à excelência, encontra-se na fase de lançamento.

A qualificação corresponde a jornada do autoconhecimento e da gestão da rotina diária. Os processos são mapeados, os gaps identificados, os indicadores passam a ser monitorados e cria-se toda sistemática para o desenvolvimento de melhorias.

Ao superar o nível de qualificação, as áreas começam a focar em resultados, seguindo uma crescente até alcançar o nível de excelência organizacional, representado pelo nível de certificação ouro. Este último nível, corresponde ao atingimento de resultados de classe mundial, ou seja, similar as melhores empresas do segmento, em âmbito mundial.

Vale ressaltar que, como vimos, este parâmetro de classe mundial não é estático e deve ser revisado periodicamente, seguindo a premissa da melhoria contínua. Outra questão a ser enfatizada é que o requisito não considera apenas o atingimento do resultado em si, mas também a sua sustentação ao longo do tempo.

A jornada em direção à excelência tem um prazo de duração de aproximadamente cinco anos e meio. Trata-se, portanto, de um programa de longo prazo, afinal estamos falando de uma transformação cultural da organização e isso requer tempo de maturação.

Por fim, quais são os benefícios do PEx?

Os benefícios do PEx são diversos. Ao longo deste artigo pudemos explorar um pouco do impacto transformador que o programa pode trazer para as organizações. A transformação da cultura voltada para a melhoria contínua, a criação de times de alta performance e a obtenção de resultados de classe mundial e que se sustentam ao longo do tempo, são alguns exemplos.

Além destes benefícios, podemos citar ainda, o alinhamento estratégico proporcionado pelo programa que permite a concentração dos esforços no que é crucialmente importante, a elevação da moral das equipes e maior motivação e empenho na condução das ações de melhoria, a eliminação sistemática de desperdícios e a melhoria exponencial dos resultados.

Todos estes fatores somados fazem do PEx um método diferenciado e eficiente para se alcançar a excelência organizacional de forma estruturada e perene.

Agora que você já conhece um pouco sobre o Programa de Excelência Organizacional da Nortegubisian (PEx), que tal se aprofundar mais neste tema?

Confira nosso e-book sobre o programa, entenda como ele pode fazer a diferença na sua empresa e entre em contato com a gente para agendarmos um bate papo sobre o assunto!

Comentários
Posso ajudar?