Não!
O Lean é uma filosofia corporativa composta por um conjunto de técnicas e ferramentas que visa melhorar o desempenho de uma organização para aumentar sua competitividade e torna-la mais competitiva. O Lean surgiu na Toyota, no Japão, logo após a segunda guerra mundial e ganhou notoriedade com a publicação do livro “A Máquina que Mudou o Mundo” (The Machine that Changed the World), de Womack, Jones e Roos, publicado nos EUA em 1990.
Enquanto o Lean Production está direcionado exclusivamente para os processos produtivos, o Lean Thinking engloba também os processos administrativos através da ampliação e abrangência dos programas e ferramentas de melhoria utilizadas.
O Lean está estruturado sobre duas bases de apoio e cinco pilares de sustentação, conforme ilustrado pela figura abaixo:
Não há uma regra clara em relação as etapas a serem desenvolvidas para a implantação da filosofia Lean. Trata-se do modelo adotado pela Nortegubisian e já consolidado, que tem trazido resultados expressivos para os nossos clientes.
Os objetivos e as ferramentas utilizadas em cada um dos 5 pilares do Lean estão apresentados no quadro abaixo:
Benefícios
- Aumento da qualidade e a produtividade;
- redução e, se possível, eliminação dos desperdícios Lean produtivos e administrativos;
- melhoria através de uma mudança planejada;
- melhoria do fluxo de trabalho;
- otimização de inventário;
- mudança do ambiente de trabalho;
- melhor gerenciamento do tempo;
- gerenciamento da variação presente nos processos;
- planejamento de sistemas e previsão erros, entre outros inúmeros benefícios.
A filosofia Lean é utilizada pelas mais variadas empresas e setores e não se restringe a indústria automobilística onde teve seu início, nem somente a grandes empresas.
Para que a implantação do Lean alcance o resultado esperado, o ideal é que seu conceito seja aplicado em todas as áreas da empresa. É de extrema importância dar prioridade as áreas onde existe a maior quantidade de desperdícios e oferecer a essas áreas maior atenção, para que seja estabelecido o controle sobre a equação do negócio.
Por mais que a filosofia pareça simples e até mesmo óbvia, a sua aplicação não é assim tão simples. Para que a experiência com o Lean seja completa é necessário uma mudança radical de mentalidade, valores e até mesmo disciplina. Não podemos dizer de maneira alguma que apenas a inserção de algumas ferramentas trará a mudança necessária para dentro da empresa.
As empresas de pequeno e médio porte podem se beneficiar da mesma maneira que grandes empresas, já que o Lean não está vinculado a escala de produção ou a um setor específico da economia. O Lean é uma proposta de mudança de mentalidade voltada para uma organização que tem por objetivo a satisfação do cliente, sem que isso seja acrescido no preço final do produto/serviço, reduzindo e eliminando falhas e desperdícios que ocorreram em seus processos.