Feedback: qual a importância e como realizar com eficiência?

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A sua empresa incentiva a cultura do feedback? Essa prática é uma das mais importantes para manter as equipes produtivas e motivadas, além de contribuir para o crescimento profissional dos colaboradores e para a melhoria na comunicação da organização como um todo. Mas, é fundamental que ela seja utilizada de forma correta, para que todos esses benefícios possam ser obtidos.

Quer saber como fazer para dar e receber feedbacks de forma mais eficiente? Acompanhe os detalhes neste artigo!

O que é feedback?

Antes de falar sobre a importância do feedback e como aplicá-lo em sua empresa, é importante esclarecer o conceito. Feedback é a prática de falar para uma pessoa sobre uma determinada ação que ela tenha executado. Em outras palavras, é o retorno positivo ou negativo que os colaboradores dão uns aos outros.

No ambiente corporativo, é muito comum achar que o feedback é algo a ser dado e recebido apenas entre líderes e liderados, mas esse é um grande equívoco. Qualquer um pode dar e receber feedbacks, desde que o façam da forma correta e tenham uma relação com a outra pessoa.

Qual é a sua importância?

O feedback é uma forma muito simples e prática de melhorar diversas questões referentes à gestão de pessoas e clima organizacional nas empresas. Entre os principais benefícios, vamos destacar alguns que são mais impactantes para o negócio.

Ajuda na produtividade e motivação das equipes

Empresas que incentivam a prática do feedback mantém as equipes mais motivadas e, consequentemente mais produtivas. Isso acontece porque os colaboradores são reconhecidos pelas coisas boas que fazem e recebem ajuda naquelas que têm mais dificuldade.

Dessa forma, a organização como um todo atua em conjunto, de forma colaborativa, a fim de alcançarem as metas individuais e coletivas, sem intrigas e disputas.

Contribui para o crescimento profissional dos colaboradores

Por meio dos feedbacks cada colaborador tem uma noção melhor de como está sendo o seu desempenho. O olhar de outras pessoas mostra perspectivas diferenciadas e possibilita uma análise mais completa e aprofundada.

Diante disso, o profissional tem a consciência de quais são os seus pontos fortes a serem mantidos e aprimorados e quais são as deficiências a serem trabalhadas para o seu crescimento de carreira.

Melhora a comunicação da empresa

O feedback aplicado da forma correta estimula a comunicação mais clara e aberta entre os colaboradores. Com isso, essa se torna uma prática cotidiana, mesmo em situações nas quais normalmente não se espera algum retorno.

Como resultado, os problemas são identificados e resolvidos de forma muito mais ágil, visto que as equipes estão bem integradas e alinhadas. O diálogo mais fluido também melhora o clima organizacional e torna as pessoas mais satisfeitas com suas atribuições.

Como dar e receber feedbacks de forma eficiente?

Depois de ver todos os benefícios que um feedback bem aplicado tem a proporcionar, você deve estar curioso para saber como levar essa prática da forma correta para a sua empresa, não é mesmo? Então, veja algumas dicas importantes que separamos logo abaixo.

Ouça de forma ativa

Ouvir de forma ativa significa dar total atenção ao que o outro está dizendo. Parece simples, mas isso requer um grande esforço para conter a vontade de intervir com respostas e justificativas, que nem sempre são plausíveis.

Portanto, quando alguém for lhe dar um feedback, pare o que estiver fazendo e direcione todo o foco da sua atenção ao que essa pessoa está dizendo. Espere ela terminar e então, repita com suas palavras para confirmar se entendeu corretamente. Só então, pense sobre o assunto e absorva os conselhos oferecidos.

Seja sincero

Ao dar um feedback é essencial que você seja 100% sincero. Cuidado para não ser rude ou ofensivo, mas diga a verdade. Se não gostou de algo que o colega fez, fale isso a ele e explique seus motivos. Exponha os fatos de forma tranquila e calma, mantenha um tom de conversa saudável e evite adjetivos negativos.

Tenha empatia

Tanto ao dar quanto ao receber um feedback, adote uma postura empática à outra pessoa. Ou seja, procure se colocar no lugar dela, pensar em como ela chegou nessa conclusão ou tomou aquela atitude.

Quando você dá o feedback, a empatia ajuda a mostrar para o outro que você entendeu o comportamento ou atitude dele mas que não concorda, ou que ele teve um desempenho muito bom e que percebe seu esforço.

Quando você recebe, o papel da empatia é absorver melhor o que o outro quer dizer com aquele retorno, de forma a tomar as providências mais adequadas seja para corrigir um problema, seja para tomar um elogio como referência para outras questões.

Não foque apenas em pontos negativos

Um erro muito comum nas empresas é achar que todo feedback é para dar notícia ruim. O problema disso é que os colaboradores já esperam pelo pior toda vez que um líder diz que quer conversar. A cultura do feedback deve ser disseminada para críticas e elogios.

Mesmo os retornos negativos devem vir acompanhados de sugestões e uma oferta de apoio. Afinal, a intenção do feedback é ajudar o colega, líder ou liderado a corrigir seus erros e aprimorar seus acertos, não apontar o dedo e expor suas fraquezas.

Fale de forma clara e objetiva e apresente soluções

Mais importante do que dar um feedback é ter a certeza de que a mensagem foi compreendida corretamente. Por isso, seja claro e objetivo ao falar com o outro, use palavras mais próximas da linguagem que ele é capaz de entender.

Evite dar muitas voltas no assunto, isso aumenta a expectativa e a tensão em ambas as partes e pode prejudicar a clareza das informações. Sempre que for falar sobre pontos negativos, proponha soluções ou cite alternativas que poderiam ter sido utilizadas explicando por que elas teriam gerado resultados melhores.

Uma organização que fortalece a prática do feedback tem mais facilidade para manter uma melhoria contínua dos processos, pois a todo momento os próprios colaboradores buscam esse aprimoramento. Assim, os ganhos são percebidos não apenas na empresa, mas também no crescimento profissional de cada colaborador.

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