Antes de entender qual é a estrutura hierárquica do Six Sigma, é importante saber que essa metodologia agrupa ferramentas estatísticas da qualidade na busca por um processo estruturado, disciplinado, baseado em dados, para a melhoria do desempenho dos negócios.
As ferramentas do Six Sigma, quando corretamente utilizadas, proporcionam um alto nível de excelência à gestão operacional: “o poder das pessoas usando o poder dos processos”.
Como é realizada a Estrutura Hierárquica do Six Sigma?
A estrutura hierárquica típica do Six Sigma é caracterizada pelos seguintes players:
- Yellow Belts (YB) e White Belts (WB): são os profissionais do nível operacional da empresa, treinados nos fundamentos do Six Sigma. Além de darem suporte aos demais envolvidos, também ajudam a disseminar informações sobre as ferramentas e os processos.
- Green Belts (GB): são responsáveis por liderar projetos de menor complexidade e, ao contrário dos Black Belts, não ficam integralmente dedicados à resolução de problemas.
- Black Belts (BB): são os que lideram equipes na condução de projetos de alta complexidade e que devem possuir habilidades técnicas, tais como: conhecimentos avançados do método e das ferramentas estatísticas, combinadas com liderança, iniciativa, persistência, aptidão para trabalho em equipe, bom relacionamento interpessoal e facilidade de comunicação.
Os Black Belts, juntamente com os Green Belts, devem ser “agentes de mudanças que implementarão a Cultura Six Sigma na organização”. - Master Black Belts (MBB): são os profissionais que assessoram os Sponsors e Champions e atuam como mentores dos Black Belts e Green Belts, facilitando a comunicação entre eles. Uma das funções do Master Black Belt é prestar assistência especializada em áreas que vão desde estatística até gestão de mudanças e estratégias de projeto e processos.
- Champions (CH): são os gestores ou diretores e possuem responsabilidades (juntamente com o Sponsor) como a seleção dos membros que formarão a equipe, a orientação estratégica (objetivos e metas) da equipe, estabelecimento do escopo geral e remoção de possíveis barreiras para o andamento dos projetos.
- Sponsor (SP): é o responsável por promover e definir as diretrizes para implementação do Six Sigma e garantir que esteja alinhado com a estratégia da empresa.
Agora que você já sabe toda a estrutura, que tal se preparar para assumir umas dessas posições em sua empresa? Confira nossos programas de certificação! Nos acompanhe também no Facebook, Instagram e Linkedin para ficar sempre atualizado dos nossos conteúdos.