A criação de um novo produto ou processo envolve diversas etapas e muitos desafios. Para ultrapassar a maioria desses obstáculos e criar produtos e processos que sejam capazes de atender os requisitos para os quais foram especificados, são necessárias estratégias que englobem todos os fatores importantes. Nesse contexto, o papel do Design for Six Sigma é essencial.
Esse tipo de estratégia visa a otimização de processos envolvidos na elaboração de um novo produto ou processo, fazendo com que esse momento se torne muito mais simples e eficaz para todos os envolvidos. O resultado final é algo que atenda o ponto de equilíbrio ideal no projeto entre a a satisfação dos clientes e os custos de desenvolvimento e produção ou execução nas organizações.
Quer saber mais sobre esse assunto? Pensando nas dúvidas que surgem sobre o tema, preparamos um artigo para explicar o conceito de design for six sigma e elucidar quais são as suas principais vantagens para um negócio. Boa leitura!
O que é o Design for Six Sigma?
O design for six sigma (também conhecido pela sigla DFSS) é um processo empresarial que envolve uma abordagem altamente disciplinada para integrar os princípios do Six Sigma na elaboração de design de um novo produto ou processo (ou a repaginação de um que já existe).
Ela é uma estratégia de negócios orientada para o cliente, buscando sempre atender de forma completa (ou até mesmo exceder) às expectativas da clientela. Portanto, para exercê-la, é necessário conhecer muito bem o público-alvo de um negócio.
Além disso, o design for six sigma é um processo que está em constante evolução e que promove uma mudança na base da empresa, transformando a sua visão para passar de uma “resolução de problemas” reativa para uma organização preditiva de “prevenção de problemas”.
Em outras palavras, podemos dizer que ela é uma abordagem criada para projetar ou redesenhar um produto ou processo, visando sempre atender os requisitos do cliente de forma rápida, eficaz e otimizada, focando sempre na prevenção e não na remediação de possíveis erros e problemas.
O objetivo final é obter um produto ou processo com nível de qualidade Six Sigma.
Como esse tipo de conceito surgiu?
A metodologia Six Sigma surgiu em um contexto de necessidade de otimização de processos para a criação e fornecimento de produtos cada vez melhores para os clientes. A empresa pioneira nesse método foi a Motorola, que passou a utilizá-la para se tornar uma referência ainda mais relevante no mercado.
Os métodos utilizados nesse processo são aqueles conhecidos como DMAIC, um acrônimo para os termos em inglês das palavras definição, medição, análise, melhoria e controle. Cada uma dessas partes é utilizada com o objetivo de melhorar a experiência do cliente com o produto que será criado.
Com isso, fica fácil perceber as razões que levaram à criação de uma metodologia mais voltada para o design de novos produtos. As empresas que utilizavam os 6 sigma perceberam que, muitas vezes, era necessário fazer a remodelação ou criar um produto do zero ao passar pelos seis pontos do processo.
Portanto, o Design for Six Sigma foi criado como uma alternativa para possibilitar o planejamento de um produto ou processo desde o seu estágio inicial, inserindo-o no conceito da metodologia e fazendo uma análise detalhada de cada uma das etapas de criação desse produto ou processo com objetivo de reduzir vulnerabilidades de projeto que são apenas percebidas no momento de fabricação de um produto ou entrega de um serviço.
O IDDOV, sigla que representa as expressões Identificar oportunidades, Definir requisitos, Desenvolver conceitos, Otimizar o projeto e Verificar e Implementar o projeto, é um dos métodos mais utilizados para aplicação do DFSS no desenvolvimento de projetos.
Uma questão importante para o sucesso do DFSS, além da metodologia, é a sua estrutura. Para que o DFSS obtenha os resultados esperados é preciso que a estrutura da empresa contemple as responsabilidades e autoridades para as atividades de implementação e desenvolvimento dos projetos.
O comprometimento das pessoas, seu grau de conhecimento e suas habilidades para lidar com os projetos são pontos fundamentais.
Quais são os seus objetivos gerais?
De modo geral, é possível atribuir muitos objetivos ao sistema Design for Six Sigma. No entanto, citaremos apenas as suas principais funcionalidades, que incluem:
- a implementação de mudanças significativas em um projeto já existente;
- a avaliação de riscos da implementação de um novo produto ou processo;
- a transformação de um produto que já atingiu o seu ápice e precisa ser remodelado;
- a projeção e desenvolvimento de um novo design, com desempenho previsível graças às análises previstas no Six Sigma;
- a obtenção de melhorias no design geral, sempre focando a melhor experiência do cliente.
Para o funcionamento efetivo a metodologia deve ser adotada por toda a empresa, e uma infraestrutura que atenda às suas demandas e necessidades também deve ser bem pensada.
Quando o Design for Six Sigma deve ser feito?
Todo o conceito do Design for Six Sigma é feito com base em processos bem variados. Em outras palavras, podemos dizer que eles são criados exatamente para atender à demanda do desenvolvimento de produtos e processos que precisam ser minuciosamente pensados.
Isso evita problemas tanto no processo de planejamento (já que cada etapa é feita com cautela, criando bases sólidas para o próximo passo) quanto no que vem depois, ou seja, a opinião e experiência do cliente.
Por isso, eles são a alternativa ideal para a criação de qualquer novo produto ou processo ou análise métrica do desempenho de algum que já está no mercado, mas precisa ser remodelado, pois não mais atende às expectativas do público-alvo.
Quais são as suas principais vantagens?
Agora que você já conhece mais sobre essa estratégia, chegou a hora de conferir quais são as principais vantagens oferecidas pela sua implementação em uma empresa.
Equilíbrio de custo e benefício
A otimização de qualquer processo tende a reduzir os custos das operações e aumentar a produtividade, independentemente de seus segmentos. No caso do Design Six Sigma, a estratégia auxilia na redução do tempo gasto e, consequentemente, diminui os gastos gerais com a produção de um produto.
Melhora nos prazos
Outro benefício direto da redução do tempo gasto com a produção é a melhora nos prazos. A otimização faz com que clientes recebam seus pedidos de forma mais rápida e eficaz, melhorando a fidelização e a satisfação de todos os envolvidos.
Mais qualidade na prestação de serviços
Além da maior rapidez na prestação dos serviços, a qualidade é melhorada de forma significativa. A análise detalhada dos processos que envolvem a criação de um produto faz com que cada etapa seja minuciosamente avaliada e o resultado final seja muito mais satisfatório.
Maior domínio do desenvolvimento do produto ou processo
Como mencionado no tópico anterior, a análise detalhada de cada etapa faz com que o produtor tenha um domínio muito maior das fases de seu produto. Analisando cada uma delas separadamente, fica muito mais simples notar quais são os erros e pontos que podem e devem ser melhorados.
Como podemos perceber, a implementação da metodologia do Design for Six Sigma é extremamente benéfica para qualquer negócio. Ela age possibilitando a criação de produtos ou processos de melhor qualidade e cada vez mais focados nos interesses e expectativas dos clientes.
Enfim, o DFSS é uma maneira de identificar funções críticas que afetam o nível de qualidade exigido pelo cliente, criar medições de engenharia específicas para estas funções, compreender a funcionalidade do nível do sistema, identificar os requisitos nominais e de variação para os parâmetros do projeto e prever e otimizar ao invés de corrigir.
Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Não hesite, então, em entrar em contato conosco! Nossa equipe está sempre à disposição para sanar possíveis questões e responder às suas perguntas.