Descubra como o trabalho padrão impulsiona a melhoria contínua de processos

Compartilhe nas redes sociais:

Você sabe como aplicar o trabalho padrão na melhoria contínua dos processos da sua empresa? Essa prática, muitas vezes confundida com o padrão de trabalho, traz benefícios importantes que garantem a evolução do negócio. Mas afinal, qual é a diferença entre esses dois conceitos e qual é o melhor? A resposta para essas e outras questões, você acompanha no decorrer deste artigo. Fique atento e boa leitura!

O que é o trabalho padronizado segundo a mentalidade Lean?

Vamos começar explicando melhor o conceito. Antigamente, as empresas adotavam os padrões de trabalho para ajudar na melhoria da execução dos processos e garantir uma qualidade melhor no produto final. O problema é que esses documentos acabavam sendo engavetados e utilizados apenas às vésperas de auditorias.

Diante disso, os padrões determinados sobre o que deveria ser feito eram suprimidos pelas maneiras de executar as tarefas. Cada funcionário atuava de uma forma e isso gerava diferenças nos resultados entregues.

O trabalho padronizado está mais voltado para o processo, ou seja, o COMO fazer. Nele, são considerados diversos fatores, como o volume de demanda, layout do chão de fábrica, quantidade de profissionais disponíveis e etc. Tudo isso com o objetivo principal de atender ao tempo takt da melhor forma possível.

Para que serve o trabalho padrão?

Como dito, o trabalho padrão visa o atendimento do tempo takt com otimização de recursos e eliminação de desperdícios. Por meio dessa prática, os gestores conseguem determinar as maneiras de desenvolver as etapas dos processos de produção, além de identificarem com mais clareza os pontos de melhorias.

O trabalho padronizado garante que todos os profissionais sigam as mesmas orientações até que se perceba a necessidade de mudança. Isso gera processos mais eficientes, com o uso mais preciso dos recursos, redução dos desperdícios de materiais e entrega de resultados com mais qualidade aos clientes finais.

Quais são os principais benefícios dessa prática?

Analisando de forma mais ampla, é possível encontrar inúmeros benefícios de adotar a padronização do trabalho em sua empresa. Entre eles, vamos destacar os mais relevantes:

Garantia do uso das melhores práticas

Sem o trabalho padrão, a mesma tarefa pode ser executada de diversas maneiras. Ao criar uma padronização do trabalho, os gestores adotam as práticas que dão mais resultados entre seus subordinados, criando a melhor versão possível do processo.

Além disso, o pensamento Lean faz com que todos estejam constantemente em busca do aprimoramento. Sempre que houver a identificação de um gargalo ou ponto de melhoria, eles serão prontamente analisados e revistos. Logo, a empresa fará o uso das melhores práticas, renovando-as de tempos em tempos.

Redução de defeitos e desperdícios

Os defeitos gerados na linha de produção são frutos de falhas no processo. Independentemente de culpados, eles mostram pontos a serem investigados e melhorados na forma como cada etapa é desenvolvida. O mesmo pode ser aplicado aos desperdícios, que podem ser de materiais ou de tempo dos profissionais.

Por meio do trabalho padrão, o processo completo é analisado de uma maneira mais ampla e ao mesmo tempo detalhista. Ampla no sentido de ter uma visão geral dos processos, com destaque para os impactos que cada etapa proporciona às demais e detalhista ao enxergar os pontos mínimos nos quais as mudanças podem ser implementadas para gerar as melhorias esperadas.

Facilidade em escalar a produção

Esse é um ponto-chave para o crescimento do negócio no mercado. É comum que empresas sintam que estão com seus processos bem-estruturados, até que recebam um aumento significativo na demanda e as coisas comecem a desandar.

Com a adoção do trabalho padrão, esse problema não ocorre.

Basta rever cada processo, tendo como base as boas práticas já utilizadas e os recursos disponíveis para a realocação. Isso permite que seja acrescentada a quantidade certa de profissionais, equipamentos e insumos, de forma que a eficiência do chão de fábrica não seja afetada e os prazos de entrega sejam cumpridos perante os clientes.

ead-curso-trabalho-padrão

Qual é a relação entre o trabalho padronizado e o incentivo à inovação?

Frente a tudo o que foi explicado aqui, fica fácil perceber que o trabalho padrão do Lean tem uma relação direta com a inovação. O pensamento Lean ajuda a elaborar estratégias que busquem máxima eficiência e deixem os processos cada vez mais enxutos. A aplicação de seus padrões, na forma de executar as atividades, faz com que haja um aumento na qualidade e no conhecimento sobre o assunto.

Depois de implementada, os colaboradores começam a viver uma realidade diferente na empresa. O hábito de prever ajustes cotidianos, contribui para uma mudança cultural. Eles pertencem cada vez mais ao negócio e se mantêm motivados para buscarem a melhoria contínua, que são dois fatores imprescindíveis para a inovação.

Como incorporar a prática em um negócio

Para incorporar o trabalho padronizado em sua empresa, o primeiro passo é conhecer a fundo todos os processos que participarão da mudança. O ideal é que a prática seja adotada em toda a organização, mas nada impede que ela seja implementada aos poucos, um setor por vez. Se essa for a tática, escolha um processo de teste e, quando sentir mais segurança, expanda a solução para os demais.

Um bom exemplo que ilustra bem o uso dessa prática é este caso de sucesso, no qual conseguimos um aumento na produtividade de uma fábrica de aromatizantes em 40%, além da redução de 46% no volume de horas extras e de 70% na necessidade de novas contratações. Com isso, a empresa ganhou 3 semanas de capacidade de atendimento em seu período de maior demanda.

Como você pôde ver, o trabalho padrão proporciona muitos benefícios para empresas de qualquer setor. Contando com o apoio de profissionais sérios e experientes, ele pode ser utilizado para complementar o uso de padrões de trabalho gerando resultados ainda melhores! 

Se você gostou deste artigo e quer conhecer outras práticas que ajudam a aperfeiçoar os processos da sua empresa, assine nossa newsletter e receba conteúdos valiosos em seu e-mail. Também continue nos acompanhando no blogLinkedInFacebook Instagram para mais conteúdos como este!

Comentários
Posso ajudar?