A análise de dados consiste na atividade de coleta, tratamento e apresentação deles na forma de informações necessárias à tomada de decisões. Com base nesse processo, as organizações podem agir a partir de fatos, ao invés de usar apenas a intuição e a criatividade.
Sendo assim, esse procedimento faz a diferença entre as empresas que assumem controle sobre sua operação e as que trabalham de forma reativa. Desse ponto de vista, uma companhia que faz gestão baseada em dados pode ter muito mais previsibilidade para lidar com as adversidades do mercado quando comparada com uma empresa que não tem cultura e ferramentas para isso.
Veja a seguir como a análise de dados pode ser importante para um negócio!
Como a análise de dados impacta na tomada de decisões?
Segundo José Wilson Moretti, consultor sênior da Nortegubisian, Deming, um renomado professor reconhecido por sua contribuição para a indústria japonesa, traduz a importância dos dados em uma frase que virou lei: “Em Deus eu confio, os demais tragam dados”. O que quer dizer, em outras palavras, que a opinião não tem valor se ela não for embasada em dados.
Você pode conferir os 3 ganhos principais dessa avaliação nos tópicos abaixo.
1. Permite o entendimento do processo em estudo
Os dados coletados fornecem informações para que seja possível entender o comportamento do processo em estudo e, com base nessa compreensão, tomar decisões adequadas. Para isso, é importante saber por que alguns deles são necessários à decisão, quais devem ser coletados, quando e como eles serão obtidos e de qual forma eles serão analisados.
Desse modo, o tratamento e a análise de dados permite categorizá-los, agrupá-los ou estratificá-los em uma base de dados que permita a observação, o entendimento e a conclusão em relação aos objetivos e às hipóteses de uma investigação, facilitando a identificação de problemas, suas causas raízes e o processo decisório.
2. Melhora o controle da operação
Sem acompanhar indicadores de desempenho e sem dispor de uma base de dados mais ampla sobre a operação, dirigir a empresa se torna algo semelhante a pilotar um avião sem instrumentos em dia de tempestade. Os processos ocorrem de um modo dinâmico e cada vez mais ágil nas empresas dos mais variados segmentos e, certamente, ao utilizar das ferramentas mais adequadas, os gerentes têm uma visão pontual e ampla sobre o que ocorre.
Uma visão sistêmica sobre como cada um deles impacta no resultado geral e sobre o quanto estão estrategicamente alinhados, depende de informações baseadas em dados.
3. Identifica oportunidades de melhoria
Contudo, os dados não devem ser vistos como meros indicadores de problemas. Cada falha é uma oportunidade de melhoria e, quando os dados são coletados, tratados e apresentados de forma correta, permitem uma definição clara de prioridades.
Mais do que identificar as oportunidades de melhoria, é possível avaliar quais precisam de atenção imediata, além de simular os ganhos que cada uma delas pode oferecer.
Quais as melhores práticas para permitir e facilitar a análise de dados?
Existem práticas importante e que precisam ser consideradas quando sua empresa pretende criar um ambiente propicio para a tomada de decisão baseada em dados.
Avaliação de infraestrutura
Nenhum dado estará disponível no momento em que precisar dele sem antes garantir que ele seja adequadamente armazenado. A imensa quantidade de informação disponível e a variedade de fontes nas quais elas se encontram exigem uma formatação estrutural capaz de garantir acesso, proteção e qualidade dos dados.
Suporte profissional
Além do conhecimento técnico-específico, é preciso buscar o compartilhamento de informações com especialistas, no sentido de corroborar a sua interpretação do tipo de dado. Essa atitude é de vital importância para evitar a utilização de ferramentas estatísticas não adequadas para o tratamento dos dados em análise e decisões equivocadas a respeito de algo que está sendo analisado.
Acesso facilitado
Dados são inúteis se não puderem ser acessados de modo seguro e com facilidade. Por facilidade, entenda como um formato de apresentação que facilite sua interpretação e uso prático.
Essa necessidade de uma apresentação amigável demanda uma boa elaboração dos métodos estatísticos adotados.
Como uma consultoria pode ajudar na implementação da análise de dados?
Qualquer processo tem uma quantidade grande de variáveis que podem ser medidas com o objetivo de controlá-lo. Algumas são críticas para o monitoramento e outras são irrelevantes, o que gera necessidade de auxílio na definição de quais dados serão coletados.
O olhar externo de um consultor, capaz de aplicar critérios técnicos nessa decisão, costuma fazer grande diferença nesse aspecto. Isso porque, por motivos diversos e não raramente, encontramos empresas que gastam energia fazendo levantamentos desnecessários.
Além disso, uma consultoria presta suporte para a definição dos pontos do processo nos quais os dados devem ser coletados. Por exemplo, se o produto é formado de várias partes, as medidas serão realizadas em seus componentes ou no produto final?
Outro aspecto determinante é a tomada de decisão sobre como os dados serão coletados, que deverá levar em consideração, o custo de obtê-los por meio de, por exemplo, análise de laboratório, teste destrutivo e dispositivo de medição, que são algumas das formas disponíveis.
A consultoria em análise de dados também avalia o tempo necessário para se obter o levantamento, a amostra correta e a validação dos dados. A precisão do processo depende da aplicação de métodos analíticos e outros tipos de verificação — ou seja, não basta levantar dados, é preciso garantir que sejam confiáveis.
Para contribuir na conclusão do processo, o consultor auxilia na escolha do método, seja quantitativo, seja qualitativo, para o tratamento e a análise dos dados — sendo essa etapa fundamental para qualquer tipo de investigação.
É importante garantir que o método escolhido seja o mais adequado a cada tipo de dado, à natureza das variáveis, aos objetivos e às hipóteses da pesquisa. Desse ponto de vista, o consultor pode ser visto como um tradutor de números para informações.
Para concluir, considere que a análise de dados é um investimento que permite um olhar sistêmico e estratégico do negócio. Desse ponto de vista, ela levanta informações que apontam os caminhos para o seu negócio ou para a tratativa de um problema pontual e, com a aplicação de conhecimento especializado e experiência diversificada, você pode encurtar o trajeto em direção aos seus objetivos.
Entre em contato e conte com a expertise de nossa equipe e todo o auxílio que você precisa para tomar as melhores decisões!