Confira como a Análise SWOT pode promover a ampliação de resultados

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Entre as diversas ferramentas de gestão utilizadas nas empresas, a análise SWOT merece uma atenção especial. Trata-se de uma metodologia que consegue mostrar com mais clareza e precisão qual é a situação do negócio em relação ao mercado e suas características internas. Quando aprofundada, por meio da análise SWOT cruzada, seus benefícios são ainda maiores.

Se você ainda não utiliza esse conceito em sua organização ou quer aprender um pouco mais sobre ele, confira este artigo até o final. Vamos explicar como funciona a matriz, como fazer uma análise eficiente dela e quais os benefícios a sua empresa pode obter ao adotá-la. Aproveite!

Entenda o conceito de análise SWOT

A palavra SWOT é um acrônimo de Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats — em português forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Vamos começar entendendo o que significa cada um desses conceitos.

Forças (strengths)

As forças fazem parte da análise interna do negócio. Nessa parte, é preciso levantar quais são as características que a empresa tem que a diferem das demais, no que ela realmente é boa. Podem ser diversas coisas, tais como qualidade, preço baixo, entrega rápida entre outros.

Fraquezas (weakness)

Por outro lado, as fraquezas são as debilidades internas presentes na organização. Elas mostram em quais pontos a empresa deve investir para obter melhorias e evitar perdas. Elas podem estar relacionadas ao pouco tempo de mercado, baixa capacidade financeira ou qualquer outra dificuldade que a limite.

Oportunidades (opportunities)

As oportunidades são uma visão externa de pontos favoráveis ao negócio, algo no qual ela tenha boas chances de obter vantagens. Uma empresa pioneira, por exemplo, tem a ausência de concorrência como uma boa oportunidade de dominar o setor.

Ameaças (threats)

As ameaças são os fatores externos que colocam em risco o sucesso da empresa. O surgimento de novos concorrentes ou a mudança de hábitos dos consumidores são ameaças muito comuns e relevantes a serem observadas no ambiente.

Análise TOWS: a análise cruzada da matriz

Muitas pessoas conhecem apenas os conceitos da matriz SWOT, mas desconhecem uma aplicação muito importante dela: a análise cruzada ou TOWS. O objetivo dessa análise é relacionar cada um dos quesitos de forma a elaborar estratégias que estimulem os pontos positivos e convertam os pontos negativos, como mostraremos abaixo.

Estratégias ofensivas (SO)

O confronto entre as forças internas e as oportunidades externas tem o objetivo de aproveitar o que a empresa tem de melhor para conquistar as oportunidades de forma maximizada. Fazendo isso, é mais fácil gerar vantagens competitivas relevantes para o negócio.

Estratégias confrontativas (ST)

Do cruzamento das forças internas com as ameaças externas surgem as estratégias que beneficiam as qualidades da empresa na prevenção às questões sob as quais ela não tem poder. Se uma empresa é boa em oferecer qualidade, ela pode fortalecer essa característica de forma que a chegada de um novo concorrente não cause grandes impactos.

Estratégias de reforço (WO)

Quando confrontamos as fraquezas com as oportunidades, os pontos nos quais a empresa pode obter maiores ganhos ficam mais claros, pois ela passa a investir com foco em aproveitar as chances que o mercado lhe dá para tal.

Estratégias defensivas (WT)

Por fim, a análise das fraquezas em conjunto às ameaças exibe os aspectos mais preocupantes do negócio. Aqui estão relacionados os problemas que podem atingir gravemente a organização, caso nada seja feito.

As ações de fortalecimento da empresa devem priorizar essas limitações para que ela possa suportar melhor o impacto, se alguma das ameaças se concretizar.

Construindo uma análise SWOT eficiente

As organizações que pretendem fazer um uso mais eficaz da análise SWOT precisam construir a base de informações da matriz de forma adequada. Para isso, temos dois conselhos muito importantes a dar.

Faça as perguntas certas

Nosso primeiro conselho é fazer as perguntas certas. Entenda bem o seu negócio, ouça todos os envolvidos e pesquise bastante. Visões de pontos diferenciados enriquecem o resultado do trabalho e podem mostrar coisas que você sequer sabia. Algumas perguntas indispensáveis são:

  • Quais são as melhores qualidades da minha empresa?
  • Quem são meus maiores concorrentes?
  • Quais são as forças deles que superam as minhas?
  • Quais são as deficiências da minha empresa?
  • Como está o mercado nesse momento?
  • Como eu poderia obter vantagem em relação às perspectivas de mercado?
  • O que pode acontecer que afetaria o meu negócio?

Assuma suas fraquezas

Não tenha medo de assumir as suas fraquezas. É fundamental ter honestidade no levantamento das informações e se responsabilizar pelas características que poderiam ser melhores. É um passo essencial para que você possa tomar todas as providências cabíveis e encontrar as soluções para cada problema.

Principais benefícios da análise SWOT para as empresas

Vamos à parte que mais interessa aos gestores e empreendedores: os benefícios do uso da ferramenta. Confira a seguir.

Autoconhecimento do negócio

Além de ser um benefício, esse é um dos objetivos principais da metodologia. Empresas que fazem a análise SWOT se conhecem melhor e, com isso, entendem seu potencial e suas limitações. Ambos os aspectos são importantes para agir de forma mais precisa em relação à tomada de decisões e à busca pelo crescimento do negócio.

Definição de estratégias mais eficientes

Como consequência do autoconhecimento, temos a definição de estratégias muito mais eficientes, afinal elas são baseadas em informações legítimas e atualizadas acerca da organização e do meio no qual ela está inserida. O uso da análise cruzada é um importante aliado nessa etapa.

Fortalecimento da empresa no mercado

Diante de todas as vantagens, a empresa se fortalece no mercado, pois sabe exatamente até onde pode ir sem se prejudicar e quais são os melhores caminhos a seguir. A atuação sobre as fraquezas e o estabelecimento de estratégias de combate às ameaças proporcionam mais segurança e o uso das forças à favor das oportunidades alavancam as conquistas da organização e geram um importante destaque no setor.

A análise SWOT é uma metodologia muito eficaz na gestão das empresas por tornar a tomada de decisão mais racional, baseada em dados concretos. O uso dela na elaboração do planejamento estratégico amplia seus resultados e proporciona melhorias importantes ao negócio. Se você almeja o crescimento sustentável da sua empresa, comece a analisá-la o quanto antes!

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