Independentemente do segmento ou estrutura de uma empresa, uma coisa é certa: suas equipes mais eficientes e produtivas sempre são aquelas comandadas por bons líderes. E isso não quer dizer que quem está no comando precisa ser rígido ou autoritário.
Ao contrário, aprender como ser um bom líder deve ser um processo natural.
Por mais complexos e singulares que os seres humanos sejam, os líderes admirados e respeitados pelos colegas têm em comum um padrão de comportamento, postura e atitude. Eles conhecem as suas forças e seus valores e utilizam esses atributos para inspirar, engajar e conduzir as equipes com o objetivo de vencer os desafios cotidianos e cumprir as metas estabelecidas pelas organizações.
É fato que as empresas desempenham um papel fundamental no desenvolvimento de seus líderes, mas é seu grau de comprometimento, suas competências e uma boa dose de jogo de cintura que os destacam na função. Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura e confira como ser um bom líder.
Transmita segurança à equipe
Em vez de estimular e incentivar as pessoas, alguns líderes intimidam a sua equipe apenas pelo título, posição e poder que ocupam. No entanto, os gestores mais bem-sucedidos no ofício são aqueles que conseguem encorajar os colegas a expressarem suas opiniões.
Apoiar e motivar o time são papéis fundamentais na busca pela criação de um ambiente seguro na organização — de modo que todos tenham confiança para dar ideias, sugestões e expor seus pontos de vista de maneira firme, convicta e confiante.
Desafie o grupo a pensar
Um bom líder conhece a capacidade de sua equipe e, por isso, sabe exatamente como desenvolver as habilidades de cada colaborador. Ele usa seu conhecimento e sua própria experiência para desafiar o time a ir além e alcançar sempre mais.
Além disso, quando o gestor recebe algum projeto ou demanda importante dos seus superiores, ele conta com a ajuda da equipe para solucionar a questão. Essa confiança faz com que os funcionários se sintam valorizados e peças fundamentais na resolução de obstáculos e contratempos da empresa.
Recompense o time pelo sucesso
Outra característica essencial de como ser um bom líder é saber reconhecer os esforços da equipe — mesmo sem atingir as metas e resultados desejados. Essa atitude demonstra confiança no grupo, já que determina a sua consciência de que com o trabalho e empenho coletivo é possível chegar juntos aos objetivos traçados.
Assim, recompensar os envolvidos no projeto é sempre uma maneira eficiente de destacar o valor de cada um. E, nesses casos, a recompensa não precisa ser necessariamente uma bonificação, viagem ou prêmio de valor. Muitas vezes, um passeio de final de semana ou em evento de confraternização já são o suficiente para manter a equipe motivada e feliz com a situação.
Seja responsável com a equipe
Líderes de sucesso permitem que os profissionais façam cobranças e questionamentos entre si, afinal, prevenir e administrar os conflitos internos com rapidez e eficiência é um dos principais desafios dos gestores atuais.
Agir de maneira responsável e comprometida com seus deveres diante dos outros é um sinal evidente de que o líder também se concentra e se preocupa com os resultados do grupo — e não somente com o seu desempenho.
Ao mostrar empenho em transformar os obstáculos em uma forma criativa e inovadora de contribuir com o crescimento da empresa, o gestor não apenas conquista a admiração do grupo, ele o inspira.
Seja o exemplo do grupo
Sabe aquele famoso ditado que diz “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”? Pois é, nem todos praticam aquilo que pregam e poucos profissionais têm consciência de suas ações. Porém, é preciso ter em mente que, principalmente por ocupar uma posição estratégia, quem está no comando é constantemente observado — afinal, o líder deve servir de espelho para os demais.
Por ser o mais visado da equipe, o gestor deve sempre ser um exemplo de excelência, portanto, se quer se tornar um bom líder, seja criativo, positivo, original, e acima de tudo, inspirador.
Resolva os problemas
Os líderes bem-sucedidos não fogem de suas responsabilidades, ao contrário, eles enfrentam os problemas de frente. Mas, se ainda não sabem como resolver o assunto em questão, certamente irão se empenhar ao máximo na resolução da dificuldade.
Outra característica de um bom gestor é a determinação em assumir os erros. Por mais difícil que seja admitir uma falha, essa atitude é fundamental para humanizar o profissional e, ainda, desafiá-lo a dar o seu melhor na busca pela reparação.
Mantenha uma boa comunicação
Essencial para todos os tipos de relação, manter uma boa comunicação é uma qualidade importante para qualquer pessoa que queria se tornar um líder. Além de garantir o bom funcionamento da equipe, é preciso saber descrever com clareza as suas necessidades, objetivos e aspirações.
Essa atitude também é uma maneira eficiente de criar um ambiente mais saudável, com membros capacitados, bem treinados e igualmente produtivos.
Forneça feedback aos membros
A maioria dos colaboradores sempre quer saber se está tendo um bom desempenho em suas funções, por isso, sempre que for preciso (ou sempre que achar necessário), conceda um feedback aos membros de sua equipe. Assim, se houver alguma falha em seu comportamento, o funcionário terá a chance de corrigir os erros.
Prestar atenção, apreciar ideias e ouvir opiniões é um modo de demonstrar a importância dos integrantes do grupo, além de criar um relacionamento de confiança mútua.
Uma boa liderança influencia diretamente na produtividade dos colaboradores, ou seja, saber conduzir a equipe com excelência é um fator determinante para conquistar bons resultados dentro de uma organização.
Isso porque o líder é responsável pelo direcionamento do trabalho dos times para que os objetivo e metas sejam alcançados. Além disso, ele precisa saber identificar quais são as questões que devem ser melhoradas para aumentar o desempenho e influenciar no rendimento dos funcionários, além de transmitir confiança e segurança para os membros.
Como você pode ver, um bom líder é aquele que entende de pessoas, se comunica bem com elas, conhece seus pontos fortes (e os de melhoria) e sabe motivar e engajar os membros da equipe. Além disso, são comprometidos com os objetivos e se responsabilizam pelos resultados.
Portanto, se quer saber como ser um bom líder, seja sempre positivo, criativo e inspirador, assim, você poderá favorecer o desenvolvimento do negócio e, principalmente, o seu próprio crescimento — pessoal e profissional.
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Publicado em 08 de janeiro de 2019.