Contextualização
Instalada em Franco da Rocha no interior de São Paulo, a empresa em questão é líder no mercado de revestimentos texturizados no atendimento a construtoras de todo o país. Com mais de 40 anos de mercado a empresa passou a atuar no varejo em 2013 com uma linha especializada para atender lojistas de todo o país.
Com o objetivo de definir o seu planejamento estratégico para os próximos 3 anos, a empresa foco entrou em contato com a Nortegubisian para estruturação do projeto.
Etapas do Projeto
- Redefinição de Missão e Visão
- Estruturação da Matriz SWOT
- Revisão do BSC e criação do Diagrama de Árvore de Indicadores
- Hoshin Kanri e estruturação da Matriz X
Desenvolvimento e Resultados
1. Redefinição de Missão e Visão
Nesta etapa de trabalho a equipe da Nortegubisian, juntamente com a diretoria da empresa em questão se reuniu para a redefinição de missão e visão. Primeiramente a diretoria apresentou qual a missão e visão atual da empresa. Após essa fase, foi apresentando os conceitos de missão e visão para que as equipes pudessem revisá-las. Por fim, todo o trabalho foi validado pela própria diretoria participante do processo.
Nova Missão: “Oferecer produtos e soluções em revestimentos e impermeabilização vertical, atendendo as especificações técnicas dos clientes e as expectativas das partes interessadas de modo sustentável.”
Nova Visão: “Crescer com sustentabilidade e excelência operacional, diversificando, ampliando e consolidando produtos e mercados na engenharia em todas as classes econômicas. Aumentar a representatividade do varejo no faturamento da empresa.”
2. Estruturação da Matriz SWOT
Para a estruturação da Matriz SWOT da empresa a equipe da Nortegubisian trabalhou em conjunto com a gerência e diretoria da empresa. A estruturação foi feita da seguinte maneira:
- Definição de quatro orientadores, um para cada aspecto avaliado pela matriz SWOT;
- Divisão da equipe em quatro grupos que irão percorrer os quatro cantos da sala (figura 5), onde se encontram os orientadores com seu respectivo painel da SWOT;
- Como tarefa, cada participante previamente estava com as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças identificadas em post-its;
- Durante a dinâmica cada grupo formado passava pelos quatro aspectos SWOT, endereçando os post-its. Os orientadores evitavam as repetições.
Análise SWOT completo:
3. Revisão do BSC e criação do Diagrama de Árvore de Indicadores
Nesta etapa de trabalho, foi feito a revisão do BSC atual da empresa. Todos os indicadores estratégicos foram revistos, definidos quais seriam as principais batalhas travadas (KPIs abordados) nos próximos três anos e feito seu desdobramento para os níveis tático e operacional.
Foi usado também o Diagrama de Árvore, um modelo visual que ajuda na representação do método Hoshin Kanri, a fim de auxiliar a correlação lógica e na sequencia entre: Objetivos Estratégicos; KPI’s Estratégicos, Iniciativas e KPI’s táticos.
4. Hoshin Kanri e Estruturação da Matriz X
Foi feito todo o desdobramento do Planejamento Estratégico aplicado via o método Hoshin Kanri.
Também foi feita uma dinâmica para cada objetivo estratégico definido, conforme a expectativa da diretoria para os próximos três anos, foi estruturado um diagrama de árvore com a participação de toda a equipe. Em paralelo, conforme a evolução da dinâmica, a Matriz X (Método Hoshin Kanri) foi planilhada.
Agora que você conferiu nosso case, aproveite para nos seguir nas redes sociais (LinkedIn, Facebook e Instagram) e acompanhar outros cases de sucesso e os principais resultados obtidos com a ajuda da Nortegubisian!