O trabalho da Nortegubisian com a Patrus Transportes Urgentes começou em 2016, quando a parceria auxiliou no planejamento estratégico da empresa. O projeto inicial forneceu muitas ferramentas Lean Office aplicadas ao ambiente administrativo do empreendimento.
A Patrus trabalha com transporte de carga fracionada, com tecnologia, rastreabilidade, disponibilidade e confiabilidade. O objetivo é contribuir para o sucesso dos clientes por meio de soluções inovadoras e personalizadas, gerando valor sustentável a todos.
Continue a leitura e confira mais um case de sucesso na implementação do Lean Office. A entrevista contou com o depoimento de Silvio Carvalho Pereira, superintendente de operações da Patrus.
Parceria: Patrus Transportes Urgentes e Nortegubisian
O contato de Silvio Cesar, superintendente operacional, com a Nortegubisian ocorreu há 11 anos. Na época, ele buscava uma consultoria que fosse referência no mercado e teve contato com as de maior expressão em nível nacional.
Um dos diretores elogiava muito a Nortegubisian, o que fez com que Silvio ligasse para Diego Moretti, diretor comercial da empresa, e marcasse uma visita. Logo no primeiro contato, eles perceberam que os valores da consultoria estavam alinhados aos da Patrus, pois ambos tinham simplicidade, ética, respeito e objetividade.
Tudo isso junto ao valor de mercado extremamente competitivo fez com que a parceria fosse fechada em 2016. Durante esses 3 anos, houve redução do uso do trabalho da Nortegubisian, principalmente devido à economia e à maior maturidade da empresa. Isso é normal, pois nos primeiros anos, o tempo de consultoria é maior.
No início, os maiores investimentos foram feitos no aprendizado das técnicas e metodologias. No terceiro ano, os recursos foram voltados para a reciclagem de pontos importantes. O objetivo do quarto ano de parceria é investir em novas frentes, pois a Nortegubisian atuará em alguns projetos específicos e não mais em um contexto geral. É uma parceria que tende a ter vários anos de duração.
Silvio afirma que “valorizamos na contratação de algum serviço ser bem recebido, bem atendido e que essa interação possa trazer resultado e aprendizado para ambos. Isso é um ponto forte da Nortegubisian. Embora ela seja uma consultoria de médio para pequeno porte, a equipe é muito engajada e técnica, mas com linguagem simples. Eles conseguem permear desde o chão de fábrica, até a média liderança e a alta diretoria.”
O superintendente ainda afirma que uma das virtudes da Nortegubisian é justamente a comunicação, que alcança todos os níveis da companhia e a atuação “mão na massa”.
Dificuldades: velocidade na implantação
A maior dificuldade enfrentada pela Patrus estava relacionada às diversas frentes com as quais trabalhavam. Silvio destaca que tem bastante experiência no Lean, mas que precisava da velocidade das implantações para garantir que fosse possível chegar em novas unidades da empresa com mais rapidez. O objetivo era criar um conceito mais cadenciado, mais programado com a sistemática e a metodologia.
“Estávamos fazendo um processo de tentativa e erro. Com a Nortegubisian, o processo ocorreu de maneira mais estruturada. Eles contribuíram para a empresa chegar com a base forte, pois organizaram a implementação. Inclusive, a consultoria nos ensinou a ter mais estrutura e a montar as ações de maneira mais organizada.”
Aplicação: melhoria contínua nos departamentos
Devido à forte implementação da cultura na organização, hoje a Patrus trabalha com 79% da empresa rodando o Lean. Com isso, houve uma demanda da área administrativa, que passou a se questionar se seria possível trazer alguns pontos da metodologia para o setor.
Essa ideia passou a ser fomentada, de acordo com a procura interna dos gestores. Eles buscavam a melhoria contínua dentro dos departamentos e a oportunidade de implantar a ferramenta.
O próximo passo foi entrar em contato com a Nortegubisan e perguntar sobre o seu conhecimento na área. Assim, a consultoria levou a Patrus a conhecer o trabalho de um cliente chamado PADTEC, que fica em Campinas. Esse contato foi muito oportuno, pois foi possível ver a execução do Lean Office com um pouco mais de maturidade.
“Isso nos deu força e direção para que pudéssemos começar a jornada do Lean Office na Patrus. Hoje, nós já estamos com 70% do setor administrativo trabalhando na iniciativa de Lean Office”, afirma Silvio.
Vantagens competitivas: muitas
A Patrus criou um departamento de melhoria contínua, que nasceu com a parceria. Esse departamento funcionava como um multiplicador dos ensinamentos da Nortegubisian, instalado dentro da Patrus. Todos os engenheiros de produção que faziam parte do time interno tinham muita experiência em manufatura ou estavam, ao longo do caminho, se tornando experientes dentro do segmento de transporte.
Porém, a experiência no Lean Office era pouca. Silvio lembra que “eu tinha um pouco de experiência, porque trabalhei com mapeamento de Office e em algumas áreas administrativas”. Assim, a Nortegubisian entrou com toda metodologia, como o próprio VSM aplicado à estrutura Office e mecanismos de OAS.
O OAS se refere a fazer a implantação do Lean Office em 3 ou 4 departamentos concomitantes. Assim, a empresa realizava a expedição e a manutenção de veículos ao mesmo tempo e na mesma sala. Cada equipe faz o seu mapeamento e as suas análises, e o consultor da Nortegubisian consegue permear entre todos os times, dando treinamento em conjunto, de forma que um ajude o outro.
Foi esse mecanismo de equipe que trouxe maior pertencimento aos funcionários, principalmente às lideranças. Com relação aos benefícios, a Patrus:
- alcançou um trabalho padronizado;
- enxergou os desperdícios na empresa. Processos que demoravam horas ou dias foram reduzidos;
- conseguiu melhorar os trabalhos de forma que os profissionais foram reaproveitados em outras áreas;
- melhorou os setores que implantaram o Lean Office e trouxe mais responsabilidade a eles. Isso não era feito no passado por falta de mão de obra ou por falta de tecnologia;
- conseguiu gerenciar melhor os processos;
- obteve ganhos financeiros, o que foi importante para a continuidade da Nortegubisian na empresa. Esse lucro não foi expressivamente grande, mas motivou as equipes a buscar melhoria contínua;
- implantou o conceito de Kanban e A3. A partir disso, obteve melhorias ao longo de 2019.
“Entendemos que plantamos uma semente e vamos colher muitos frutos para esse e para o próximo ano.”, reforça Silvio.
Ao longo de sua jornada, a Nortegubisian descobriu uma maneira eficaz de entrar nas organizações e provocar mudanças de cultura em busca de uma melhoria contínua. Uma dessas soluções é aplicar o Lean Office em diversas frentes, de acordo com o que a empresa precisa.
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Publicado em 02 de setembro de 2019.