Via de regra, toda empresa foca em melhorias. No entanto, muitas vezes, trata essas ações de maneira pontual e isolada, e é justamente aí que reside o problema: uma série de iniciativas de melhorias não integradas dentro da organização e poucos resultados efetivamente práticos. Isso porque, ao agir de forma isolada, o que é bom para uma área pode gerar um efeito colateral para outras, impactando nos indicadores e no planejamento estratégico da empresa.
Além disso, muitas empresas almejam desenvolver melhorias, entretanto, não criam as condições apropriadas para que isso ocorra de maneira eficiente e não aplicam as técnicas adequadas, não desenvolvem as pessoas, não atribuem foco e cadência e não promovem a real transformação cultural que é imprescindível para a sustentação de resultados no longo prazo.
Uma pesquisa recente realizada pela Proqis sobre o Estado Global de Excelência Operacional revelou os principais desafios e tendências. Os participantes da pesquisa cobriram 86 setores, 10 principais regiões do mundo e organizações nos setores privado, público, governamental e sem fins lucrativos.
Com as mudanças nas demandas dos clientes, as empresas precisam modificar suas políticas e processos para que os produtos e serviços possam ser entregues rapidamente. Oferecer produtos e serviços sólidos não é mais suficiente; as empresas precisam elevar o nível de experiência do cliente alinhando a forma como operam.
Confira abaixo os 5 principais desafios da Excelência Organizacional:
Cultura da Empresa
Mudar a cultura é difícil, leva tempo. Quanto antes começar, melhor. Faz uma grande diferença na velocidade de implementação de mudanças, quando todos na organização seguem na mesma direção. Provendo aos colaboradores transparência em relação aos objetivos estratégicos da empresa, é possível estabelecer uma base sólida para a adoção e transformação de mudanças rápidas.
Para promover a mudança de cultura, é imprescindível que se comunique a missão e a visão do negócio aos colaboradores, para que eles entendam os objetivos e valores da empresa. Isso, por sua vez, os ajuda a alinhar as decisões, ações e evita situações em que as diferentes áreas pensem e ajam apenas “dentro no seu próprio quadrado”.
Com a mudança cultural, os resultados começam a se revelar em melhoria nos indicadores estratégicos, táticos e operacionais, gerando um ciclo virtuoso para a garantia do atingimento e a sustentabilidade dos resultados almejados pelas empresas.
Sustentação de melhoria
Para fazer as melhorias persistirem, é importante monitorar o desempenho continuamente. Atribua a um indivíduo a responsabilidade de ficar de olho nas possíveis mudanças necessárias para manter o desempenho.
É natural que na fase de implantação, uma “força tarefa”, composta por profissionais de melhoria e colaboradores das áreas envolvidas na ação, atuem de forma conjunta e integrada. O problema acontece quando a implantação termina, a equipe se desfaz, os profissionais de melhorias são chamados a outros desafios e os colaboradores da área devem assumir o “ônus” da condução dos trabalhos “pós-ação de melhoria”.
É neste momento em que muitos esforços e ações ficam “órfãos” e abandonados. A transição de responsabilidade não se completa e os resultados se perdem.
Transformação ponta a ponta
A abordagem mais comum das empresas rumo à excelência organizacional é que cada área concentre esforços para a melhoria de resultados de seus processos. Porém, como já comentamos anteriormente, iniciativas isoladas podem gerar resultados positivos para um determinado departamento e, ao mesmo tempo, gerar um efeito colateral negativo para outras áreas da empresa.
Fazer com que todas as iniciativas de melhoria aconteçam à luz dos objetivos estratégicos é o desafio que precisa ser superado. Neste caso, as mudanças são muito mais difíceis de implementar, pois há a necessidade de obter consenso e suporte de vários departamentos da empresa, porém, os ganhos são muito mais perenes.
Para garantir que a transformação seja ponta a ponta, é necessário desdobrar a estratégia para os níveis tático e operacional, prover uma árvore de indicadores com relação de causa e efeito direta entre eles, de forma que um indicador operacional fora da meta, por exemplo, seja um dos gatilhos para a melhoria de um processo que proporcionará ganhos diretos no resultado de um indicador estratégico. Isso cria uma dupla cadência de responsabilidade (de cima para baixo e de baixo para cima) que garante o ciclo virtuoso da melhoria contínua.
Disposição para adotar novas tecnologias
O rápido avanço da tecnologia proporciona tomadas de decisão mais rápidas e precisas, por isso, as empresas precisam trabalhar em conjunto para adaptarem-se aos diferentes cenários.
Operações que não são adequadamente integradas podem gerar problemas de comunicação e falhas na sincronização de dados, resultando em informações imprecisas e desperdícios.
A tecnologia digital pode contribuir para a colaboração das pessoas em tempo real e na integração dos fluxos de trabalho e transparência, criando um ambiente para tomada de decisões mais assertivas.
Compromisso da liderança na excelência
A liderança pode ser definida como a capacidade que um gestor tem de mobilizar uma equipe para atingir um propósito específico. Dessa forma, consegue alcançar metas condizentes com aquilo que a organização busca em um determinado período de tempo.
O conceito de liderança está relacionado ao bom exemplo, isto é, um líder não pode manter um discurso oposto ao seu comportamento. Pelo contrário, sua postura perante os colaboradores deve ser exatamente adequada à sua exposição oral.
A maneira como as pessoas atuam em relação à excelência e à melhoria contínua é exatamente o que diferencia uma organização da outra. Para isso, investir na motivação dos colaboradores é uma estratégia importante.
A adesão da liderança aos Programa de Excelência Organizacional fornece uma força motriz saudável. Quando os colaboradores veem o compromisso, eles se tornam mais engajados.
Caso a sua empresa esteja interessada em implementar um Programa de Excelência Organizacional, tenha atenção a todos esses fatores que destacamos acima. Pensar antecipadamente em como superá-los, proporcionará um caminho menos árduo à melhoria contínua!
E claro, não se esqueça de entrar em contanto conosco. Vamos bater um papo sobre como implementar um Programa de Excelência Organizacional em sua empresa!