Em um mercado dinâmico e desafiador, a busca por soluções inovadoras e estratégias eficazes tornou-se imperativa para as empresas que almejam um crescimento robusto. Este artigo destaca a história de uma empresa do segmento de nutrição animal, que, enfrentando desafios nos processos logísticos significativos, encontrou na expertise da Nortegubisian o catalisador para uma transformação viável.
Os desafios iniciais consistiam em:
- Oscilação de volumes demandados, dificultando o nivelamento de estoques;
- Gargalos ao longo da cadeia logística (desde a entrada de pedidos à entrega);
- Reclamações provenientes da área Comercial em relação a atrasos nas entregas;
- Desconforto em relação ao preço de frete praticado;
- Carência de ferramentas para auxiliar na gestão logística como, por exemplo, a roteirização e consolidação de cargas para entrega.
Objetivos da otimização dos processos logísticos
De modo geral, pode-se dividir os objetivos do projeto em 4 frentes, conforme apresentado na Figura 1.
Sob o ponto de vista do trabalho executado e entregáveis, tem-se:
- Mapeamento dos processos logísticos que exercem influência sobre o desempenho da cadeia logística;
- Identificação de oportunidades de melhoria;
- Priorização das oportunidades de melhoria identificadas, de forma a buscar rápido retorno e operacionalização viável;
- Estruturação de planos de ação contendo cartilha de recomendações detalhadas.
Método de trabalho
A metodologia aplicada no diagnóstico para otimização da cadeia logística contempla todos os entregáveis descritos na seção de objetivos e contém os passos listados na Figura 2. A seguir, detalhamos os principais resultados de cada uma das etapas.
I. Warm-up (preparação)
Nesta etapa preliminar ocorreu:
- Estruturação da agenda e cronograma detalhado do projeto;
- Formalização do início do projeto através de uma reunião de kick-off;
- Entendimento de necessidades das áreas através da dinâmica SIPOC (Figura 3).
Figura 3. Dinâmica SIPOC.
II. Mapeamento
O mapeamento de processos logísticos foi realizado por meio de fluxogramas (Figura 4), o qual é uma ferramenta fundamental na gestão de processos organizacionais. Ele envolve a representação visual e sistemática de todas as etapas e atividades envolvidas em um processo específico.
Este tipo de mapeamento é capaz de fornecer visão holística dos processos logísticos, compreensão compartilhada e identificação de gargalos e ineficiências operacionais.
III. Identificação das oportunidades de melhoria
A partir do mapeamento dos processos logísticos, identificaram-se oportunidades de melhoria de cunhos produtivo, sistêmico, operacional e de segurança. Tais oportunidades foram identificadas nas respectivas etapas de cada fluxograma, de forma a tornar a compreensão e ponto de atuação mais fáceis. A Figura 5 apresenta esta dinâmica.
IV. Definição das melhores alternativas
As oportunidades de melhoria foram priorizadas conforme a aplicação da matriz BASICO apresentada na Figura 6.
Cada conjunto de oportunidades de melhoria foi priorizado junto aos colaboradores e gerência da área. Assim foi possível atribuir grau de importância maior às oportunidades com menor esforço e maior benefício para a organização.
A Figura 7 apresenta parte da lista de oportunidades de melhoria priorizadas durante trabalho com a área Comercial.
V. Plano de Recomendações
A partir da priorização das oportunidades, foram elaborados planos de ação no formato A3 a fim de estruturar os projetos de melhoria. Dentre os benefícios de se utilizar planos de ação A3, pode-se citar:
- Criar consenso a respeito do problema, de forma a uniformizar a linguagem;
- Prover o aprendizado sobre o processo, colaboração entre equipes e desenvolvimento pessoal;
- Fomentar a cultura de melhoria contínua alinhado aos objetivos da empresa.
A Figura 8 apresenta o plano A3 elaborado para a melhoria referente ao dimensionamento de estoque de produtos acabados.
Resultados alcançados
Em termos de atuação durante o projeto, sumarizou-se o balanço apresentado na Figura 9.
As 25 oportunidades de melhoria priorizadas foram agrupadas em 12 diferentes planos de ação, os quais foram categorizados em 5 frentes de atuação:
- Planejamento operacional
- Estratégia
- Políticas
- Tecnologia
- WMS (Warehouse Management System)
Os planos de ação foram elaborados de forma com que cada conjunto de oportunidades de melhoria atue sobre os desafios enfrentados inicialmente e corrijam, entre si, gargalos da cadeia logística. A fim de ilustrar o relacionamento entre os planos de ação, elaborou-se o mapa de correlação apresentado na Figura 10.
Todos os planos de ação formulados receberam aprovação das respectivas gerências de cada área e, caso ainda não tenham sido iniciados, já possuem datas definidas para sua implementação.
Abaixo estão os principais resultados a serem alcançados a partir da execução dos planos de ação:
- Redução potencial de até 42% em níveis de inventário de matéria-prima com garantia de nível de serviço de 95%;
- Revisão do portfólio de produtos acabados visando maiores rentabilidade e giro de estoque;
- Aumento da taxa de ocupação de veículos de 90% para 95%;
- Redução de subsídio de frete em 34%;
- Aumento da acuracidade de estoque entre físico e sistêmico para 99% com uso de WMS.
O primeiro passo para otimizar os processos logísticos foi dado, e desde o início, terá fundamentação na filosofia lean. Essa abordagem será primordial para facilitar a execução dos planos de ação.
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