Dentro do cenário atual e com diversos profissionais qualificados à procura de mais aprendizado e aperfeiçoamento, aqueles que não investem em seu próprio conhecimento acabam ficando para trás.
Isso acontece porque estamos passando por uma era extremamente competitiva e as organizações que conseguem se manter são aquelas que contam com profissionais que pensam constantemente em como implementar a melhoria contínua nos processos e garantir a satisfação dos clientes.
De encontro com essa visão, o Lean é uma filosofia muito valiosa para os profissionais que buscam qualificação e para as empresas que querem reduzir desperdícios e melhorar sua performance.
Mas então, o que é Lean e qual é a sua importância?
O Lean é uma filosofia que abriga um conjunto de técnicas, métodos e ferramentas que visa valorizar o ser humano e melhorar o desempenho de uma empresa para aumentar sua competitividade no mercado.
Essa filosofia, ao contrário do que muitos pensam, pode ser aplicada em qualquer tipo de organização, na área produtiva, administrativa (Lean Office) e até mesmo na área da saúde (Lean Healthcare). Afinal, qualquer negócio e área tem interesse em reduzir desperdícios, aumentar a produtividade e agregar mais valor na entrega para seus clientes.
Essa metodologia conta com alguns passos e iniciativas fundamentais:
- Identificar o valor do ponto de vista do cliente;
- Respeitar e engajar as pessoas;
- Criar fluxo para eliminar/reduzir desperdícios;
- Mapear fluxo de valor;
- Estabelecer fluxo com puxada do cliente;
- Melhorar continuamente e buscar a perfeição.
Mas, para que o Lean seja aplicado corretamente, existem diversas ferramentas que auxiliam na identificação de desperdícios, na padronização, no controle do processo e na sustentação das melhorias.
E, para aprender mais a fundo sobre essa filosofia e colocar em prática os conceitos acima, a Certificação Lean é primordial para uma implementação eficiente e contínua em qualquer organização. É por isso também que diversas empresas estão em busca de profissionais com essa qualificação.
A pergunta que fica agora é: como conseguir uma Certificação Lean?
Como falamos anteriormente, é através da Certificação Lean que você consegue colocar em prática e auxiliar na melhoria contínua dos processos. Porém, com tantas opções disponíveis, os profissionais devem ser criteriosos e procurar uma empresa referência no mercado sobre o tema.
Aqui na Nortegubisian, temos disponível nossa Certificação Lean EAD que contém uma série de módulos com o objetivo de prover aos participantes competências técnicas e comportamentais sobre o Pensamento Enxuto.
As etapas do programa foram desenvolvidas para oferecer uma grande variedade de experiências e aprendizado dos nossos consultores que atuam em organizações de diversos portes e segmentos.
Para garantir a Certificação da Nortegubisian, os alunos passam por 14 módulos com muito conteúdo, com testes de conhecimento e ao final devem apresentar um projeto piloto para já colocar em prática tudo que foi aprendido ao longo do programa. O lado positivo sobre esse projeto é que ficamos à disposição para auxiliar em qualquer dúvida e você estará apto para sua implementação!
Então, para ser Certificado Lean, você só precisa acessar a nossa plataforma, adquirir o programa e gerenciar a realização dos módulos de acordo com a sua disponibilidade.
Os principais benefícios que a Certificação Lean proporciona
Como já ficou claro, o Lean ajuda a transformar problemas em oportunidades e fornece outros benefícios significativos como:
- Maior eficiência dos processos;
- Mais visibilidade do negócio:
- Aumento da produtividade;
- Redução do lead time;
- Maior gerenciamento das prioridades;
- Redução de custos;
- Maior satisfação dos clientes.
Além de mapear o fluxo de valor, você encontra oportunidades de melhoria e consegue padronizar os processos. Você entende a importância da entrega que você faz ao seu cliente e com o conhecimento das ferramentas, passa a saber o que de fato é valor para seu consumidor, aumentando a produtividade e eliminando desperdícios.
Como benefícios individuais, você também aprende e desenvolve o espírito de liderança, ganha mais autoridade de reconhecimento, abre seu leque de opções de atuação e aumenta as chances de contração com um grande diferencial que muitas organizações esperam.
Então, agora que você já sabe como garantir uma Certificação Lean e a importância dela para uma organização, comece o nosso programa e se precisar do apoio de uma consultoria especializada e referência no assunto, entre em contato com a gente para saber como podemos ajudar você e sua organização a alcançar resultados ainda mais significativos!