Enquanto o Agile foca no melhor gerenciamento de projetos, o Lean Six Sigma se concentra na melhoria de processos. Com isso, a combinação entre os dois métodos pode ser a chave para maximizar a eficiência nas organizações.
Embora a implementação de ambos os conceitos por si só possa ajudar a melhorar os processos de negócios, usá-los em conjunto pode potencializar o trabalho em equipe, o suporte à gestão, a velocidade de lançamento de projetos, o desempenho, a qualidade e a satisfação do cliente.
Antes de explorarmos como o Lean Six Sigma e o Agile podem trabalhar juntos, que tal recordar um pouco mais sobre cada um?
Metodologia Agile
Resumidamente, o surgimento da metodologia Agile foi fruto do esforço de desenvolvedores de software que buscavam romper as práticas tradicionais. A ideia era encontrar uma maneira de dar ênfase na velocidade do desenvolvimento de um software e, ao mesmo tempo, aumentar a qualidade da entrega.
Aos poucos, a metodologia começou ser difundida para o processo de desenvolvimento de produtos em geral como forma de acelerar as entregas, fracionando o todo em partes incrementais, trabalhando em times auto-organizados e multidisciplinares que buscam atingir metas parciais em cada fase (chamadas de sprints) até a conclusão final e entrega total do projeto.
O manifesto da metodologia Agile é composto por 4 valores, destacados a seguir:
- “Pessoas e interações mais que processos e ferramentas”
- “Entrega de valor mais que documentação abrangente”
- “Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos”
- “Responder a mudanças mais que seguir um plano”
Mais do que um framework, a metodologia Agile se traduz por meio de um mindset que deve ser permeado por toda a organização. Esse mindset é estabelecido pelos valores já destacados acima e fundamentados por 12 princípios e por diversas práticas diferentes. Veja a seguir.
Os 12 princípios do Agile:
- Maior produtividade
- Abraçar as mudanças
- Entrega certa
- Cooperação diária entre as áreas
- Motivação das equipes
- Priorizar a comunicação cara a cara
- Medir os progressos
- Ritmo de execução de melhorias sustentável
- Atenção contínua a excelência
- Simplicidade
- Times auto organizáveis
- Reflexões e adaptações regulares
Enfim, feito corretamente, o Agile ajuda a melhorar a eficiência do projeto e a colaboração da equipe. Também pode ajudar os times a operar com mais flexibilidade, permitindo que se adaptem às mudanças rapidamente e que desenvolvam projetos em um tempo menor.
O Lean Six Sigma
O Lean Six Sigma combina os conceitos das metodologias Lean e Six Sigma. Em sua essência, o Seis Sigma é usado para reduzir variações, defeitos e erros em um processo. O Lean ajuda a tornar um processo de qualquer natureza mais rápido e eficiente, identificando e eliminando os desperdícios.
A utilização integrada dos dois programas teve início na década de 90, quando grandes empresas multinacionais, principalmente ligadas às cadeias automotivas e de eletrônicos, começaram a estruturar programas corporativos denominados “Lean Sigma” ou “Six Sigma Lean”.
O objetivo destas empresas era estruturar uma forma de possibilitar a utilização conjunta tanto de ferramentas típicas do Lean (como VSM, por exemplo), como ferramentas estatísticas geralmente associadas ao Six Sigma.
A principal vantagem do Lean Six Sigma é melhorar o resultado financeiro da empresa. Além disso, outros benefícios podem ser destacados:
- Satisfação do cliente: O Lean Six Sigma permite que as empresas aprimorem seus processos e controle de qualidade. Isso, por sua vez, proporciona produtos e serviços melhores em termos de preço, qualidade e menores taxas de defeitos, por exemplo.
- Fidelidade do cliente: Consistência na qualidade é algo que seus clientes percebem. É muito mais provável que você consiga repetir negócios se seus clientes estiverem sempre satisfeitos.
- Melhor desempenho dos funcionários: O Lean Six Sigma não é apenas algo que se restringe à administração da empresa. Pelo contrário, deve permear o trabalho diário de todos os níveis hierárquicos da organização. Os funcionários aprendem a ter um melhor desempenho no trabalho, além de definir e superar metas.
Como as metodologias entregam valor
Combinar Agile e Lean Six Sigma é uma continuação da busca constante por fornecer o melhor valor aos clientes.
Na definição e desdobramento da estratégia nas empresas, práticas como o Hoshin Planning e o OKR (Objective and Key Results) podem ser utilizados em conjunto como recursos para incentivar a construção de uma cultura coorporativa forte, otimizando a produtividade e a gestão do negócio.
Como resultado, você terá ciclos dinâmicos de gestão, foco nos resultados, disseminação de uma cultura de agilidade, de não aceitação de desperdícios e periodicidade de reuniões de avaliação de performance nos diversos níveis hierárquicos.
Sob a ótica dos processos, é fundamental ter uma visão sistêmica e mapear o fluxo de valor para entender o que o cliente realmente quer e ao mesmo tempo enxergar os desperdícios para simplificar os processos.
As ferramentas como SIPOC e VSM podem ser fundamentais para diagnosticar as oportunidades de melhoria para automação e melhor visualização do workflow.
Do ponto de vista dos projetos, sejam projetos de novos produtos ou processos, ou ainda projetos de melhoria, o SCRUM pode ser fundamental para aumentar a agilidade na gestão dos projetos proporcionando uma abordagem interativa e incremental na solução prática de problemas, deixando mais rápido a estruturação dos planos de ação, melhorando a distribuição das atividades entre os membros do time, definindo sprints para a avaliação de progressão das ações previstas e gerindo as atividades por meio de Kanban, por exemplo.
Como conclusão, a integração do Lean Six Sigma com o Agile pode fazer toda a diferença para uma organização. E agora que você já sabe um pouco mais sobre esse tema, que tal marcar um bate papo com a Nortegubisian para entender como podemos ajudá-lo nesse desafio?