Confira os impactos da Cultura Lean em uma organização!

Compartilhe nas redes sociais:

Manter a produtividade é um dos grandes desafios das empresas, assim como evitar desperdícios e garantir a máxima eficiência das operações. A boa notícia é que já existem filosofias, métodos e ferramentas para ajudar no alcance desse objetivo.

O Lean Office, por exemplo, baseia-se em conceitos tradicionais para: eliminar o retrabalho; reduzir custos; remover atividades desnecessárias; melhorar a eficiência das funções administrativas; minimizar os problemas de comunicação e utilizar, da melhor forma, a área de trabalho no ambiente de escritório.

Assim, é necessário eliminar as barreiras que impedem o monitoramento e a gestão do fluxo de informações, mostrando a importância da metodologia para toda a empresa. Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir para você entender como o Lean Office pode transformar a cultura organizacional de uma empresa. Boa leitura!

Entenda o conceito de Lean Office

O termo Lean, surgiu para adjetivar o Sistema Toyota de Produção no Japão, que era Lean por uma série de razões:

  • Requeria menos esforço humano para projetar e produzir os veículos;
  • Necessitava menos investimento por unidade de capacidade de produção;
  • Trabalhava com menor número de fornecedores;
  • Operava com uma quantidade menor de peças em estoque em cada etapa do processo produtivo;
  • Registrava um número menor de defeitos; 
  • O número menor de acidentes de trabalho;
  • Demonstrava significativas reduções de tempo entre o conceito de produto e seu lançamento em escala comercial, entre o pedido feito pelo cliente e a entrega e entre a identificação de problemas e a resolução dos mesmos.

Pouco a pouco o pensamento Lean começou a chegar em outras áreas, além daquelas do ambiente produtivo com o objetivo de melhorar continuamente por meio da eliminação de desperdícios.

No ambiente administrativo, as perdas estão, em muitos casos, ligadas à qualidade e precisão das informações. Elas podem ser erros em informações, por exemplo, do estoque de um determinado item. Como consequência, outros processos podem ser impactados com esperas, interrupções ou retrabalho. 

curso-ead-lean-office

Para descobrir os desperdícios é importante mapear o fluxo de valor. O primeiro passo para isso é entender o que é valor do ponto de vista do cliente. 

Valor percebido pelo cliente

Valor é a percepção de um cliente em relação ao atendimento de suas necessidades por meio de um produto ou serviço. Ele é medido pela disposição do cliente a pagar por um determinado produto ou serviço.

Os métodos de melhoria buscam:

  • Maximizar o valor percebido pelo cliente; 
  • Minimizar os desperdícios dos processos de geração de valor;
  • Reduzir a variação dos processos, aumentando a qualidade;
  • Entregar o mesmo valor usando o mínimo de recursos.

Valor não é sinônimo de custo ou preço.

Para começar a entender o fluxo de valor de um determinado processo, você pode começar o mapeamento utilizando o SIPOC, sigla formada pelas partes que compõem essa ferramenta: supplier (fornecedores), input (entradas), process (processo), output (saídas) e customer (clientes). 

Com isso, é possível reconhecer quais são os CTQs, ou seja, os elementos críticos para a qualidade dos processos de acordo com a ótica dos clientes que recebem o resultado do processo.

Esse pode ser o primeiro passo para entender quem são, de fato, seus clientes, o que seu processo entrega para eles e quais são as características críticas da qualidade de do sucesso percebido por eles.

Veja quais são os impactos do Lean na cultura de uma empresa

O primeiro impacto da cultura Lean em uma empresa é que as pessoas aprendem a enxergar os seus processos e a importância deles para o resultado da organização. O fato de entender o seu papel e o papel de seu processo para o negócio pode ser crucial para ter foco em eliminar os desperdícios que interferem no valor percebido pelos clientes. Além disso, esse entendimento pode aumentar o sentimento de pertencimento das pessoas à empresa, um dos fatores fundamentais para a criação de uma cultura de melhoria contínua.

Enxergando o fluxo de valor

Ao aplicar o Mapeamento do Fluxo de Valor (VSM) — ferramenta de mapeamento de processos —, é possível entender o conjunto de processos que criam valor ao cliente, por meio de um produto ou serviço, envolvendo fluxos de informação e de material.

Trabalhar do ponto de vista do fluxo de valor significa analisar e melhorar o fluxo como um todo, não só atividades individuais. Dessa maneira, é possível iniciar o processo de transformação cultural dentro da organização.
 
Há inúmeras razões para se mapear o fluxo de valor de um processo, dentre elas:
  • Ajudar a visualizar mais do que processos individuais, você pode “Enxergar o Fluxo”;
  • Padronizar uma linguagem para os processos de prestação de serviços;
  • Tornar as decisões sobre o fluxo visíveis;
  • Juntar os conceitos e as técnicas enxutas, o que ajuda a evitar ações isoladas;
  • Formar a base de um plano de implementação;
  • Mostrar relação dos fluxos de Material e Informação.

Como resultado, a empresa poderá aumentar sua competitividade no mercado.

Confira os resultados que podem ser obtidos

Um passo importante no desenvolvimento de uma cultura Lean para os processos administrativos é o desenvolvimento e a capacitação das pessoas. Por mais que sejam otimizados, se os colaboradores não estiverem preparados, os processos não vão acontecer.

Além disso, as pessoas precisam enxergar os benefícios da mudança. Sem o envolvimento e a preparação das pessoas, há mais chances de se enfrentar resistências no processo de implementação das melhorias. Por isso, é fundamental capacitar e envolver as pessoas no processo de transformação dentro da empresa.

Além da capacitação e preparação das pessoas, é importante manter vivo o envolvimento. Faça reuniões constantes de acompanhamento das ações planejadas e dos seus resultados. Usando ferramentas como o painel de controle, mantenha um placar envolvente para que seja possível checar se os parâmetros estão dentro da meta e se os planos de ação seguem os prazos acordados. Mantenha o engajamento e o comprometimento das pessoas por meio de reuniões diárias, semanais e mensais envolvendo os diversos níveis hierárquicos. Promova auditorias. Elas representam um encontro formal, em que há uma avaliação para sinalizar as não conformidades e oportunidades de melhoria.

Quer saber mais sobre esse no assunto? Então, entre em contato conosco e conte com uma consultoria especializada para implementar o Lean na sua empresa!

Comentários
Posso ajudar?