7 erros que não podem ser cometidos ao implementar Six Sigma

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Desenvolver processos internos eficientes, econômicos e que assegurem a qualidade dos serviços e produtos oferecidos é um procedimento fundamental para que uma empresa permaneça atuante e competitiva no mercado. Nesse contexto, implementar Six Sigma é uma das estratégias mais utilizadas pelas organizações que desejam alcançar esse propósito, independentemente de seu porte ou segmento.

Por meio do recurso é possível identificar e empreender melhorias em suas ações internas, reduzir os custos com as operações e, consequentemente, aumentar os lucros — eliminando assim, os defeitos e as falhas que possam comprometer os resultados esperados.

No entanto, para que a estratégia seja bem-sucedida é importante que ela seja executada de maneira correta e segura, ao contrário, todo o esforço empregado na efetivação será inútil. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e confira 7 erros que não podem ser cometidos ao implementar Six Sigma em sua empresa.

1. Não ter objetivos e metas

De uma maneira resumida, o Six Sigma funciona por meio da determinação de metas e da aplicação de programas específicos para que seja possível conquistar esses objetivos. Portanto, o sucesso do projeto vai depender da definição clara e concreta daquilo que a empresa pretende ou precisa alcançar.

Dessa forma, quando uma organização não realiza essa etapa, ela simplesmente não consegue definir seus objetivos estratégicos, afinal, se ela não sabe aonde quer chegar, como será capaz de traçar o caminho, não é mesmo? Isso significa que, sem o estabelecimento de metas claras para as atividades e melhorias almejadas, todo o processo fica inviabilizado.

Por isso, o primeiro passo para implementar Six Sigma é realizar uma análise detalhada do panorama atual da empresa — daí por diante a definição das metas e objetivos será muito mais simples.

2. Não conhecer o método

O Six Sigma é um processo que trabalha com estatísticas, operações e cálculos numéricos para aperfeiçoar os resultados. Nesse contexto, estabelecer métodos de avaliação para verificar os frutos é fundamental.

Ou seja, antes de buscar melhorias, é preciso entender perfeitamente como funciona cada etapa atual dos processos internos da empresa — somente a partir dessa análise, será possível estabelecer métricas válidas, eficientes e confiáveis para auxiliar no monitoramento do progresso rumo às metas determinadas no passo anterior.

3. Não conhecer profundamente as características da empresa

Uma das principais razões do sucesso do Six Sigma é devido a sua precisão na atuação de procedimentos e setores-chave de um negócio.

De maneira geral, a metodologia tem o objetivo de otimizar os processos internos e aumentar a lucratividade das empresas por meio da redução da variabilidade dos processos e problemas de qualidade. 

No entanto, para identificar quais questões precisam ser corrigidas, é fundamental conhecer profundamente o ambiente, as características, processos e falhas presentes na empresa — só assim será possível minimizar os erros, aumentar a produtividade e maximizar os recursos.

4. Não focar no cronograma

Como mencionamos, o Six Sigma é uma estratégia gerencial quantitativa, que utiliza métodos estatísticos exatos para a eliminação de falhas, com ênfase na coleta e tratamento dos dados obtidos. Assim, não existem milagres: os processos dependem do seguimento de um calendário para que os resultados apareçam.

Embora alguns efeitos sejam perceptíveis logo no início, a qualificação efetiva dos procedimentos só será visualizada de maneira plena depois do período correto de aplicação da ferramenta. Afinal, quando o cronograma não é respeitado, as chances de sucesso são reduzidas de forma considerável.

5. Não envolver a operação

Uma coisa é certa: o sucesso do projeto vai depender da adesão, mobilização e participação de todos os profissionais que atuam na empresa — e não apenas dos funcionários da área administrativa. Não envolver o setor operacional é um dos principais erros na implementação do sistema, pois a sua execução é tão importante quanto o gerenciamento.

Se apenas uma das seções estiver alinhada com os processos determinados no planejamento estratégico da organização, será impossível conquistar o funcionamento pleno da ferramenta. Dessa forma, é importante que os colaboradores de todos os setores estejam envolvidos, motivados e comprometidos com o programa.

Além disso, todos os participantes do projeto devem expor seu conhecimento sobre os processos, comunicar as mudanças identificadas aos demais membros de sua área de atuação e executar as melhorias designadas ao seu setor.

6. Não ter apoio das lideranças

Manter aliados é sempre uma estratégia importante no ambiente corporativo, por isso é essencial contar com o apoio das lideranças no momento de implementar Six Sigma. Além de definir o destino adequado dos recursos, eles podem garantir o desenvolvimento de métodos para mensuração e gerenciamento da satisfação de clientes — tanto internos quanto externos.

Não deixe de apresentar os conceitos básicos, os objetivos e as técnicas do sistema para a alta administração, pois ao compreender a importância e dimensão do projeto, certamente você conquistará valiosos parceiros para a sua empreitada.

7. Não oferecer treinamento

Outro erro comum que alguns gestores cometem ao implementar Six Sigma é proporcionar um treinamento rápido aos colaboradores e, em seguida, cobrar altos resultados. Em alguns casos, a situação é ainda mais delicada, já que muitas empresas sequer oferecem capacitação.

Para que a ferramenta seja bem aplicada e executada, é fundamental que todos os profissionais envolvidos no projeto saibam, ao menos, os princípios básicos dos processos, afinal, bons treinamentos geram bons resultados. Portanto, é preciso capacitar pessoas comprometidas com o objetivo de transformar e melhorar o desempenho da organização.

Nesse contexto, uma alternativa prática e eficiente é procurar uma empresa especializada no assunto, que ofereça consultorias e treinamentos dessa metodologia inovadora. Assim, ao proporcionar conhecimento dos processos às equipes, elas estarão capacitadas para executar os conteúdos da melhor maneira possível.

Consequentemente, a empresa estará muito mais preparada para se destacar no mercado, afinal, a eliminação das falhas e aperfeiçoamento dos procedimentos internos tornará a sua marca muito mais competitiva em seu ramo de atuação.

Como você pôde ver, implementar Six Sigma é um processo importante e complexo ao mesmo tempo. Porém, apesar de a ferramenta ser considerada uma estratégia eficiente e segura, contar com o apoio de uma empresa especializada em melhoria de processos e excelência organizacional pode trazer resultados ainda mais satisfatórios para o seu negócio.

Quer implementar Six Sigma em sua empresa? Então, entre em contato com a Nortegubisian e tenha o suporte de uma consultoria experiente e reconhecida no mercado.

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