Fundamental tanto para as empresas que comercializam produtos quanto para aquelas que trabalham com serviços, a gestão da cadeia de suprimentos pode ser um desafio e tanto. Justamente por isso, muitas instituições recorrem a uma consultoria em Supply Chain.
Você não sabe de que forma elas podem ser efetivas? Neste texto, vamos abordar de que forma uma consultoria desse tipo pode contribuir para o sucesso de empresas de diferentes segmentos. Continue a leitura e entenda melhor!
O que é uma gestão em Supply Chain?
A gestão de Supply Chain — ou, simplesmente, gestão da cadeia de suprimentos — é um processo responsável por englobar todos os estágios envolvidos direta ou indiretamente no atendimento ao pedido de um cliente.
Ela contempla o primeiro elo da cadeia de suprimentos (ao qual está conectado o cliente final), passa pelo ponto focal da cadeia de suprimentos (que é onde acontece a principal transformação que resultará no produto ou serviço a ser entregue ao cliente) e chega até os fornecedores, que são os responsáveis por disponibilizar os insumos.
Quanto mais integrados são esses elos, melhor as empresas podem atender ao cliente final, prestando-lhes um excelente nível de serviço — já que há redução tanto na probabilidade de erros quanto de custos.
Qual é a importância da boa gestão da cadeia de suprimentos?
Antes de tudo, é necessário entender que o principal objetivo da gestão de Supply Chain é maximizar o valor global gerado para o cliente, aumentando a lucratividade decorrente da cadeia de suprimentos. Em suma, quanto maior é o lucro total da cadeia, mais competitivas as empresas que a compõem são.
Nesse contexto, uma cadeia de suprimentos de sucesso é aquela que tem afinidade entre seus elos, o que permite otimizar o exercício das funções de cada um deles, reduzir os desperdícios e compartilhar as informações de forma cada vez mais efetiva. Assim, além de fazer mais com menos, as empresas também têm ganhos em produtividade, assertividade e competitividade.
Se, por exemplo, os responsáveis por lidar diretamente com os clientes finais passam as informações recebidas para os outros elos da cadeia de suprimentos, os estoques podem ser melhor gerenciados — o que acarreta em uma melhor programação das ações.
Como uma consultoria em Supply Chain pode ajudar?
Quando o assunto é cadeia de suprimentos, é importante lembrar que a sua matriz sempre é a demanda. Se não há demanda, também não há Supply Chain.
Tendo isso em mente, uma das partes mais importantes — e que deve ser cada vez mais trabalhada pelas consultorias — é o olhar crítico em relação à demanda das empresas. Nesse sentido, algumas perguntas relevantes devem ser feitas:
- Qual é a característica de demanda da empresa?
- Ela é uma demanda regular?
- Há padrões de sazonalidade que podem ser identificados?
Para respondê-las, as consultorias empregam técnicas de previsão de demanda robustas, que possibilitam uma boa antecipação do que poderá acontecer no curto, médio e longo prazo. Assim, pode-se entender melhor como o público-alvo se comporta e elaborar um planejamento de estoques mais preciso, a partir das informações coletadas.
Por outro lado, o excesso de estoques pode acarretar em diversos problemas. Dentre eles:
- custos de armazenamento, manuseio e segurança;
- dispêndios com transporte excessivo de materiais;
- perda de produtos por conta da extrapolação da data de validade — em se tratando daqueles que são perecíveis;
- obsolescência de produtos — principalmente no que diz respeito a itens tecnológicos.
Nesse contexto, as consultorias em Supply Chain podem auxiliar as empresas a entender melhor os seus próprios sistemas produtivos, trabalhando as estratégias de acordo com suas características e fazendo uma gestão eficiente de seus estoques.
Além disso, também auxiliam a fazer uma melhor gestão de transportes nas instituições. Entendendo o papel que esse setor tem na cadeia de suprimentos de cada empresa, pode-se determinar, por exemplo, quais rotas devem ser seguidas para que os produtos sejam entregues com o melhor custo-benefício possível.
Quais são os principais benefícios que esse tipo de consultoria proporciona?
Você deve ter percebido que, quando a consultoria auxilia uma gestão mais efetiva da cadeia de suprimentos, aumenta-se significativamente o nível de serviço prestado aos clientes. Assim, pode-se entregar tudo o que foi prometido na forma e prazo desejados — o que acaba sendo extremamente benéfico para as empresas.
Além disso, com a possibilidade de redução nos tempos de ciclo do pedido, há ganhos de confiabilidade no atendimento aos prazos de entrega e de flexibilidade no atendimento às demandas. Para tanto, podem ser utilizadas ferramentas de redução de desperdício, agilização de troca de informações, entre outras.
Em suma, quando a integração entre os diferentes pontos da cadeia aumenta, as empresas passam a ser mais responsivas — reduzindo os riscos, em geral, e eliminando a necessidade de estoques de segurança, por exemplo.
O que levar em conta para escolher uma boa consultoria?
O primeiro ponto que deve ser levado em consideração no momento de fazer um trabalho de melhoria na cadeia de suprimentos é a garantia de que a empresa de consultoria escolhida tem uma visão sistêmica dos negócios.
É imprescindível que ela evite trabalhar isoladamente em alguns pontos que podem, de fato, ser melhorados, mas que poderiam gerar efeitos colaterais negativos.
É sempre importante lembrar que as intervenções realizadas devem ser em prol do objetivo global da cadeia. Além disso, também devem ser privilegiadas, evidentemente, as consultorias que contam com uma qualidade técnica que atenda à complexidade dos serviços desempenhados.
Para o auxílio na gestão da cadeia de suprimentos, destacam-se os conhecimentos em:
- previsão e planejamento de demanda;
- gerenciamento de estoques;
- gestão de transportes;
- planejamento agregado;
- projetos de rede.
Para isso, faz-se importante observar a expertise que a empresa demonstra, o que pode ser observado em cases de sucesso e experiências passadas da empresa.
Quais são os principais diferenciais da Nortegubisian?
Com reconhecida expertise quando o assunto é gestão de Supply Chain, a Nortegubisian conta com uma série de profissionais altamente capacitados que podem auxiliar — de forma bastante eficaz — o gerenciamento das mais diversas cadeias de suprimento.
Para isso, a consultoria conta com técnicas avançadas para previsão de demanda, S&OP (Sales and Operation Planning), gestão de estoques, estratégia e planejamento de redes de distribuição e de rotas de entrega, projeto coordenado da cadeia de suprimentos e do produto, entre outros. Sem dúvida, a Nortegubisian é a empresa certa para auxiliá-lo a entregar o que se dispõe com o melhor custo-benefício possível!
Então, gostou deste artigo? Ficou interessado em entender melhor como a consultoria em Supply Chain pode contribuir, na prática, com o seu negócio? Entre em contato conosco e saiba como vamos ajudá-lo! Também nos siga nas redes sociais (LinkedIn, Facebook e Instagram)