Aumentar eficiência e reduzir o desperdício na logística são desafios constantes na rotina de gestores do segmento. Enquanto isso não é novidade para os profissionais da área, a realidade é que, infelizmente, perdas e erros na cadeia são muito recorrentes, e os motivos são, em geral, relacionados à falta de planejamento e elaboração de processos mais inteligentes.
Para a empresa, isso é um péssimo sinal, pois significa que seus recursos financeiros e sua infraestrutura não estão sendo bem aproveitados.
Nesse cenário, para ganhar um viés mais estratégico e competitivo no mercado, muitas instituições têm adotado sistemas de produção enxutos para ter um fluxo de operações mais produtivo e, sobretudo, econômico e otimizado.
Quer saber mais sobre o assunto e promover melhorias no seu sistema logístico? Continue a leitura e descubra como lidar com o desperdício e potencializar os resultados da sua cadeia de suprimentos!
Como é possível reduzir o desperdício na logística?
Desperdício pode ser definido como qualquer tipo de atividade, esforço ou investimento que não agrega valor ao serviço logístico que sua empresa desempenha. Ou seja, eles não apresentam vantagem para a corporação e nem para o cliente final e, assim, apenas consomem custos e tempo.
Certamente, com base nessa descrição, uma das prioridades de gestores desse segmento é combater esse problema, justamente a proposta da logística enxuta.
Qual é a proposta central da logística enxuta e sua importância?
Esse conceito tem como base a Metodologia Lean, um termo criado pela empresa automobilística Toyota em um momento em que a empresa precisou superar a falta de recursos e, ao mesmo tempo, buscar formas de entregar o máximo de valor.
Para isso, ela desenvolveu um sistema de produção focado na eficácia total dos processos e eliminação de erros, burocracias ou regras desnecessárias que apenas contribuem para o retrabalho e perda de tempo.
A ideia é investir na revisão constante das etapas, de modo a investigar se as atividades atuais podem ser substituídas por outras mais rápidas, eficientes e modernas. Logo, o intuito é implementar um fluxo de trabalho contínuo em que as sequências operacionais são padronizadas e otimizadas sempre que necessário.
Além disso, um objetivo primordial é alinhar a produção da empresa com as necessidades dos clientes. Um princípio básico da Lean e da logística enxuta é atender os clientes sob demanda e, dessa forma, simplificar as etapas de distribuição, transporte e armazenamento.
O estoque enxuto também é um elemento importante desse método: quanto menos itens uma empresa dispõe, melhor é o aproveitamento do espaço e redução de custos.
Quais são os principais tipos de desperdício e como identificá-los?
A cadeia de suprimentos tradicional é, em sua maioria, cercada de gargalos e perdas. Por isso, adotar técnicas para reduzir desperdícios na logística é tão importante para evitar danos desnecessários.
Entretanto, você sabe avaliar se esse tipo de problema compromete os processos da sua empresa? Conheça 6 tipos comuns de desperdício e saiba como identificá-los.
1. Superprodução e estoque em excesso
Significa ter mais itens prontos ou matéria-prima do que o necessário em estoque. O risco dessa situação é ocupar espaço, ter mais gastos e limitar o capital de giro com materiais extras que não foram vendidos e podem ficar encalhados, estragar ou se tornar obsoletos.
A solução é alinhar as informações geradas pelos setores de vendas, compras e produção. A ideia é evitar que aquisições supérfluas sejam feitas apenas por causa de um desconto ou oportunidade. Garanta que apenas o essencial seja obtido e trabalhe a fabricação de acordo com a previsão de vendas ou sob demanda.
2. Atrasos
Com atrasos, sua empresa perde horas preciosas, dinheiro e ainda compromete sua imagem diante dos clientes que, com toda razão, ficam muito insatisfeitos.
Por isso, para a Metodologia Lean, programar uma rotina de atividades é crucial para o sucesso, pois cada passo é sincronizado e nenhum profissional ou material precisa ficar esperando alguma outra coisa ficar pronta para poder continuar.
Softwares de gestão são aliados nesse ponto, já que eles são capazes de rastrear cada estágio da cadeia e reduzir o desperdício de tempo na logística.
3. Movimentação
Esse ponto diz respeito ao mau planejamento do transporte, que favorece situações como caminhões que circulam praticamente vazios ou que viajam quilômetros em vão por conta de paradas e entregas não organizadas, entre outros exemplos.
O transporte é um dos maiores custos logísticos, então, desperdícios nessa área podem causar danos enormes para a corporação. Portanto, etapas como carregamento e cálculo de rotas devem ser realizadas com atenção para otimizar despesas e o tempo nas estradas.
4. Deslocamento
Diferentemente do anterior, o deslocamento fala sobre a movimentação interna da equipe, geralmente cuidando de procedimentos como embalagem e estocagem. Um ambiente no qual um funcionário precisa constantemente mudar de posição resulta em processos mais lentos e com mais riscos de acidentes.
Em vez disso, é recomendado investir em layouts como linhas de montagem, em que o trabalho chega à pessoa e ela não precisa se deslocar.
5. Espaço
Muitas empresas acham que precisam expandir e mudar para um centro de distribuição maior quando, na verdade, estão subutilizando o espaço atual e o desperdiçando com excesso de produtos, desordem ou falta de boas práticas de armazenamento.
Existem formas de potencializar o espaço disponível por meio de sistemas de verticalização, por exemplo. Além disso, não custa lembrar, realize o controle do estoque para mantê-lo enxuto.
6. Erros
Equívocos são, muitas vezes, inevitáveis. No entanto, é preciso cuidar para que eles não sejam tão frequentes e prejudiquem as operações.
Erros na separação, contagem do estoque, etiquetamento ou entrega de produtos com defeitos, entre outras situações, causam retrabalho e exigem ajustes que poderiam ser evitados.
Ademais, certas falhas geram prejuízos que o dinheiro não pode cobrir, como a perda de um cliente ou um dano à reputação da empresa. Logo, não deixe de investir em tecnologias, estratégias e automação para minimizar ao máximo os erros no seu centro de distribuição.
Reduzir desperdício na logística é, sem dúvidas, uma tarefa árdua, pois são muitas as fontes de perdas em uma cadeia tão complexa. Todavia, essa é uma missão necessária para que uma empresa tire melhor proveito do seu tempo, recursos e não tenha prejuízos financeiros. Portanto, aposte em uma metodologia enxuta para ter processos acertados e excelência nos seus serviços.
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