Case de Sucesso: Transferência de Itens de Estoque

Compartilhe nas redes sociais:

Desafio

A empresa foco é a maior empresa de válvulas e atuadores do mundo, e líder mundial em soluções para o gerenciamento de água, térmico e industrial, necessitava transferir sua unidade de negócios de válvulas e atuadores localizada na cidade de São Paulo, para sua nova unidade em Sorocaba.

O desafio da empresa, unidade de São Paulo, estava em realizar, de forma eficaz, o processo de transferência de itens de estoque para a nova unidade localizada em Sorocaba. Além disso, o processo de transferência deveria acontecer com as duas unidades em funcionamento, ou seja, a rastreabilidade era fundamental.

Solução

A solução encontrada pela consultoria foi desenvolver um método de controle e rastreabilidade dos itens de estoque durante a transferência, que garantisse uma alta acuracidade de estoque logo após o recebimento na nova unidade da fábrica.

Para que esta metodologia fosse possível, foi necessário mapear os padrões de itens de estoque existentes na empresa e definir o modal de embalagem mais adequado para cada um deles. Além disso, a equipe operacional foi capacitada e treinada para garantir a eficácia do processo.

O processo iniciava-se com a separação dos itens de estoque, a embalagem e a montagem dos paletes, prezando sempre pela rastreabilidade dos itens. De posse das informações fornecidas pelo processo operacional, a empresa conseguia dar seguimento ao procedimento fiscal, retornando o processo para as mãos da consultoria, que acompanhava o carregamento e descarregamento dos itens, e realizava a conferência e guarda do material.

Etapas do processo completo de transferência de itens de estoque da unidade Pentair Valves & Controls.

Todas as informações referentes aos itens de estoque e as viagens realizadas durante o processo de transferência foram centralizadas em um sistema de controle, em que também foram registradas as divergências identificadas durante o processo de separação e embalagem dos itens de estoque.

Devido à ininterrupção da produção de válvulas e atuadores durante a transferência, era frequente ocorrer logística reversa com alguns itens de estoque, o que aumentava o nível de complexidade do controle. Além disso, a baixa acuracidade na localização dos itens nos almoxarifados dificultava o início do processo operacional e aumentava o risco de divergência. Contudo, o sistema de controle utilizado pela consultoria conseguiu superar os obstáculos enfrentados durante o projeto e finalizar o processo de transferência, alcançando a satisfação do cliente.

Resultados

Ao final do processo, foram separados e montados 814 paletes, com média de 13 paletes e 7.872 peças por dia.

A transferência foi realizada em 73 viagens, com média de 12 paletes e 5704 peças por viagem.

Após o término do processo, a acuracidade da transferência foi de 93% em nº de itens (códigos), e 98% em quantidade, conforme exibido no Gráfico 1.

Acuracidade da transferência em quantidade.

Durante o processo de transferência foi realizada uma auditoria com 1.800 itens selecionados aleatoriamente. Como resultado do rigoroso controle exercido durante o processo, foi obtida uma acuracidade de 99,6%.

Comentários
Posso ajudar?