Previsão de Demanda e Gestão de Estoques

Compartilhe nas redes sociais:

Definição

A previsão de demanda futura é a base para todas as decisões estratégicas e de planejamento em uma cadeia de suprimentos.

As empresas, de uma maneira geral, direcionam suas atividades de acordo com o rumo que seu negócio andará. Esse rumo é determinado a partir de previsões, e a previsão da demanda talvez seja a mais importante delas, pois é a base do planejamento estratégico das áreas de produção, vendas e finanças de uma empresa, e permitem que os administradores planejem adequadamente suas ações.

Independentemente de o modelo de produção ser empurrado ou puxado a primeira medida a ser tomada é prever qual será a demanda dos clientes no futuro. Dessa forma, é possível utilizar a capacidade eficientemente, reduzindo o tempo de reação dos clientes, evitar perdas de vendas e diminuir os estoques.

setas indicando as diferenças entre sistemas puxados e empurrados - previsão de demanda e gestão de estoques
  • Todos os processos empurrados (push) são desempenhados em antecipação à demanda dos clientes;
  • Para os processos push, os gerentes devem planejar o nível de produção;
  • Todos os processos puxados (pull) ocorrem em resposta à demanda do cliente;
  • Para os processos pull, os gerentes devem planejar o nível da capacidade que será disponibilizada.

Nas empresas, importantes decisões por área funcional se baseiam em previsão de demanda. Veja:

  • Produção: Programação, controle de estoque e planejamento agregado;
  • Comercial e Marketing: Alocação da força de vendas, promoções, lançamento de novos produtos;
  • Finanças: Investimento na fábrica e em equipamentos e planejamento orçamentário;
  • Pessoal: Planejamento da mão de obra, contratações e demissões.

O ideal é que essas decisões não sejam segregadas por área funcional, pois exercem influência entre si e são mais bem realizadas em conjunto.

Para utilizar os métodos de previsão de demanda e gerenciar adequadamente os estoques que garantam a otimização dos custos logísticos e o nível de serviço prestado aos clientes, os gerentes devem tomar 3 decisões importantes:

  • O que prever;
  • Qual tipo de técnica de previsão de demanda utilizar;
  • Que tipo de software utilizar.
Homem decidindo entre três questões sobre a previsão de demanda e gestão de estoques

Etapas

As etapas para o desenvolvimento de um projeto de um sistema de previsão de demanda estão destacadas neste documento.

Aplicação

Um dos principais cases de sucesso da Nortegubisian relacionado com o uso de previsão de demanda foi desenvolvido em um cliente do setor químico, uma grande multinacional que produz itens de limpeza para o mercado institucional.

O cenário que prevalecia na empresa antes da realização do projeto era representado por:

  • Alto índice de pedidos em atraso (Backorder);
  • Excesso de estoque de alguns produtos, que venciam constantemente nas prateleiras;
  • Problemas de suprimento de matérias-primas e consequente paradas de produção;
  • Alta incidência de alterações na programação;
  • Alto tempo para planejamento da produção;
  • Alto tempo gasto preenchendo documentos/formulários;
  • Medidas de produtividade e disponibilidade insuficientes para estruturação de iniciativas de melhoria.

Além disso, o processo produtivo enfrentava muitos fatores críticos que comprometiam os resultados:

  • Matriz de incidência produtos x recursos produtivos não documentada;
  • Tempos de processos não documentados;
  • Setups dependentes da sequência de produção em termos de exequibilidade e tempo;
  • Restrições em relação à permanência de alguns produtos no reator durante a noite;
  • Limitações importantes de capacidade de movimentação e armazenagem;
  • Baixa flexibilidade em termos de tamanho de lote de produção;
  • Taxa de produção fortemente atrelada à capacidade produtiva;
  • Fluxo de produção divergente (o mesmo produto é geralmente apresentado em mais de um SKU);
  • Perecibilidade dos produtos.

Com relação à demanda e ao mercado, a realidade era a seguinte:

  • Ausência de avaliação sistemática dos lead times de entrega ideais por produto, família de produto, cliente ou tipo de cliente;
  • Ausência de avaliação sistemática de benchmarking de lead times de entrega praticados pelos principais concorrentes;
  • Demanda com alto componente sazonal intra-mês, nos fechamentos quinzenais e mensais;
  • Portfólio de 293 produtos com diferentes comportamentos em relação à volume e variação;
  • Ausência de segmentação alguma na estratégia de produção – todos itens são MTO.

Diante deste cenário, a Nortegubisian Consultoria e Treinamento iniciou um processo de melhoria com a adoção de várias ferramentas e técnicas de trabalho com destaque para a implantação de técnicas de previsão de demanda, gestão de capacidade e administração de materiais. O método do S&OP (Sales and Operation Planning) foi utilizado como orientador para o desenvolvimento das atividades.

Antes de iniciar os testes para a definição da melhor técnica de previsão de demanda a ser adotado pela empresa, a Nortegubisian avaliou o comportamento do volume e da variação do portfólio da empresa para definir a melhor estratégia de produção: MTS (make to stock ou fazer para estoque) e MTO (make to order ou fazer contra pedido).

Gráfico de CoV por venda semanal
Análise volume versus variação para o portfólio da empresa (MTS ou MTO?)

Os itens do portfólio categorizados como baixo volume e baixa variação ou alto volume e baixa variação (faixa amarela representada na figura acima) são aqueles definidos como MTS e por isso totalmente influenciados pela implantação de técnicas de previsão de demanda.

A análise dos dados diários de venda para os itens MTS mostra uma forte concentração dos pedidos nos períodos de final de mês, sendo definidos os seguintes períodos no mês:

  • Período 1: dia 1 ao 11;
  • Período 2: dia 12 ao 16;
  • Período 3: dia 17 ao 25;
  • Período 4: dia 26 ao 31.

Observa-se na figura a seguir que o período 4 apresenta uma média de vendas significativamente superior, aproximadamente duas vezes a venda média total. Esse comportamento irregular da demanda compromete a aplicação de modelos tradicionais de gestão de produção puxada, incorrendo em grandes estoques, subutilização da capacidade produtiva nos demais períodos do mês ou produções em regime de horas extras no fim do mês. Por esse motivo, será proposto um modelo misto de gestão da produção.

Gráfico de Média de Vendas por Produtos
Média de vendas por períodos mensais 1 a 4

Dados consolidados das médias de venda dos produtos A nos períodos 1 a 4 são mostrados no formato Box-plot, na figura a seguir. Observa-se que há pouca diferença entre as médias de venda dos produtos A nos períodos 1 a 3, sendo a média no período 4 significativamente maior. Além disso, nota-se que a variabilidade das vendas é significativamente maior para o período 4.

Gráfico de Box Plot
Box-plot das vendas dos produtos A, por período

Com isso, foi ajustado um modelo de previsão de demanda (modelo de Holt-Winters) para cada item do portfólio, sendo medida a previsibilidade de demanda em termos do Erro Percentual Médio (MAPE) (quanto menor o MAPE, maior é a previsibilidade da demanda pelo modelo).

Por meio da experiência da equipe Nortegubisian e alguns testes numéricos, foi definido o modelo escolhido foi o de suavização exponencial tripla aditivo. Esse modelo gera previsões mensais, que são corrigidas semanalmente, por meio de fatores de sazonalidade intra-mensais, gerando previsões semanais de demanda.

O modelo de e processo de previsão são mostrados na figura a seguir:

Equações de Nível Mensal e Semanal Holt/Winter
Modelo e processo de previsão de demanda.

O comportamento do portfólio de produtos em termos de previsibilidade é mostrado na figura a seguir. Há alta aderência do modelo e um erro percentual médio (MAPE) de apenas 6,3%.

Gráfico de Previsão de Demanda - Produto Exemplo
Ajuste do modelo, previsão e MAPE para um produto da empresa

Como resultado da alta aderência dos modelos de previsão de demanda aplicados ao portfólio da empresa, uma série de melhorias foram alcançadas.

Para a gestão de materiais – Matérias Primas:

  • Redução de 20% na média de capital em estoque;
  • Redução de alterações na programação da produção devido à falta de MP;
  • Redução da ocupação de espaço no armazém de MP;
  • Compras efetuadas com modelo estruturado baseado na demanda.

Para o planejamento e controle da produção:

  • Redução de 75% de backorders: pedidos não atendidos com produtos em estoque;
  • Adequação dos níveis de estoque de acabados com a demanda diminuição do vencimento de produtos no estoque. Não houve mais nenhum vencimento de produto no estoque após a implantação do modelo;
  • Melhor precisão no planejamento redução da falta de insumos em 90%;
  • Diminuição do tempo necessário para planejamento devido à sistematização e automação do modelo. Para o plano semanal, tempo passou de 8 horas para 1 hora, redução de 88%. Para a programação das ordens, o tempo diminuiu de 20 min para 5 min, redução de 75%.
Evolução no número diário de backorders
Redução do backorder após a implantação das técnicas de previsão de demanda e gestão de materiais
  • Redução de alterações no programa de produção e reprogramações. Não houveram reprogramações após a implantação do modelo;
  • Aumento de disponibilidade da produção:
    • 5,7% devido ao modelo de gestão de embalagens;
    • 6,0% devido à programação de abastecimento;
    • 4,6% devido ao modelo de sequenciamento.
  • Compras de embalagens realizadas com base na demanda e consequente nivelamento da cobertura de estoque. Redução de 80% do tempo de cobertura (aumento de giro) para 20% das embalagens;
  • Aumento de giro de estoque de produtos acabados (veja gráfico a seguir);
  • Redução no tempo de procura e consequente ganho de agilidade na utilização dos materiais;
  • Não há mais necessidade de procura por materiais (redução de 100%);
  • Processos documentados e pessoal treinado para a garantia da sustentabilidade das ações.
Gráfico de Aumento do Giro de Estoque
Melhoria do giro de estoque de produtos acabados

E se você gostou deste artigo, continue acompanhando a Nortegubisian no InstagramFacebook e LinkedIn para ficar sempre por dentro das novidades. Todos os nossos conteúdos podem te ajudar a alcançar o sucesso da sua empresa. 

Comentários
Posso ajudar?