Por que Contratar uma Empresa de Consultoria?

Compartilhe nas redes sociais:

A partir das transformações ocorridas na sociedade, surgiram indústrias em diversas áreas, resultando em grandes competições por maior influência no mercado.

Para que as empresas continuassem em operação e produzindo lucros, os custos de produção passaram por reajustes, além de se adequarem aos órgãos de fiscalização. No final do século XIX e início do XX, a produção era baseada na administração científica.

Após os anos 40, surgiu a necessidade de formular metas para garantir os benefícios e minimizar os custos. Pode-se afirmar que, com o início da era da informática, houve a implantação desses métodos com maior agilidade e facilidade. Com a globalização, devido à crescente concorrência e a excelência no atendimento aos clientes, as empresas tornaram-se mais competitivas, para garantir primazia no mercado. Nesse contexto, surgiu a necessidade dos serviços de consultoria especializada.

Afinal, o que faz uma empresa de consultoria e quais são os benefícios proporcionados? Continue lendo este post e confira.

Empresa de Consultoria nortegubisian

O que faz uma empresa de consultoria?

A princípio, precisamos entender que a consultoria é o fornecimento de prestação de serviço, em geral por uma equipe de especialistas com o objetivo de tornar as empresas mais eficientes e rentáveis. Uma consultoria pode atuar nos níveis estratégico, tático e operacional utilizando linguagens diferentes para orientar e aconselhar diretores, gestores, líderes e o pessoal da operação.

O profissional que atua nessa área é chamado de consultor e sua esfera de atuação é vasta. Suas funções podem ser dedicadas a:

  • Projetos específicos;
  • Treinamento de pessoal interno e terceirizado das empresas;
  • Diagnósticos e pareceres técnicos;
  • Avaliações conjuntas.

A organização de consultoria tem como desafio entender a necessidade do cliente, diagnosticar os problemas básicos e pontos de melhoria e buscar informações para solucionar os impasses de forma conjunta.

Concentra-se em um plano de ação que visa definir o escopo e os objetivos, cujo alinhamento de expectativas é fundamental para que não ocorram frustrações.

Esse diagnóstico inicial, em alguns casos, acontece ainda no processo de vendas da consultoria. Dessa maneira, o cliente já tem a possibilidade de entender seus principais problemas, como ataca-los e os potenciais resultados nos indicadores de desempenho da companhia . Nos casos em que o contratante deseja maior grau de aprofundamento que o oferecido, trabalha-se com diagnóstico pago.

Por que contratar uma empresa de consultoria?

Contratar uma empresa de consultoria é de grande importância na superação de dificuldades e obtenção de melhores resultados de qualquer natureza nas empresas de diferentes portes. Além de trazer novidades em relação a práticas e ferramentas de vanguarda, a consultoria proporciona benchmarking entre os negócios e braço para execução dos trabalhos.

No entanto, atentar-se quanto à escolha de uma empresa de consultoria adequada é primordial. Seguem alguns cuidados que devem ser tomados:

  • Entender se a consultoria a qual cogita contratar encaixa no seu negócio, principalmente no que se refere à cultura;
  • Observar se o mindset da consultoria é parecido com o mindset da empresa, isto é, atentar se ambos combinam quanto à forma de pensar o negócio. É possível buscar referências de consultoria pesquisando cases de sucesso e por contato com outros gestores e clientes;
  • Alinhar as expectativas para que não haja frustrações;
  • Ter ciência de que o sucesso é resultado de um trabalho conjunto entre a consultoria e os colaboradores da empresa, ou seja, trabalho a quatro mãos.

Ao escolher a empresa, outro aspecto de fundamental importância é o que chamamos de hands on — fazer junto. Essa é uma prática valorizada pela Nortegubisian.

Quais são os benefícios que uma consultoria proporciona?

O trabalho da consultoria proporciona agilidade aos negócios e promove mudanças que muitas vezes são difíceis de serem concretizadas internamente pelos mais variados motivos.

Confira a seguir alguns benefícios da contratação de uma consultoria:

  • Permite uma visão diferenciada sobre o negócio e atenção a detalhes que normalmente não são percebidos pelas equipes;
  • Traz novos conhecimentos e experiências adquiridas em outros clientes dos mais variados setores da economia;
  • Permite foco e dedicação exclusiva para tratar os problemas que comprometem os resultados dos processos internos;
  • Evita que rivalidade internas comprometam o desenvolvimento das melhorias, devido a neutralidade e visão sistêmica dos consultores;
  • Motiva a equipe de funcionários, pois representa a valorização e o investimento na capacitação dos colaboradores, que são estimulados a participar desse processo.

Em seus projetos de consultoria, a Nortegubisian possui um papel importante na disseminação das melhores técnicas para a melhoria dos processos, gestão de mudança e governança, garantindo a obtenção de resultados positivos, relevantes e duradouros.

Quais são os tipos de consultoria da Nortegubisian?

tipos de consultoria da Nortegubisian

A Nortegubisian é uma empresa inovadora, que busca proporcionar a Excelência Organizacional dos seus clientes por meio da atuação nos pilares de Estratégia, Melhoria, Processos e Pessoas.

1. Estratégia

O objetivo é assegurar o alinhamento entre as diferentes partes da organização desde o nível estratégico até o nível operacional.

2. Melhoria

Conceito de excelência de processos, métodos e ferramentas, incluindo o Lean e o Six Sigma são utilizados para atingir os objetivos e as metas da organização.

3. Processos

Procedimentos, rotinas e padrões de trabalho são essenciais para garantir que a estratégia possa ser traduzida no trabalho do dia-a-dia das organizações. Para isso, o processo de gestão de mudanças é de fundamental importância e deve suportar a transformação proveniente dos projetos de melhoria.

4. Pessoas

Equipes com elevada competência e alto grau de comprometimento são fundamentais para que os resultados desejados pela organização sejam alcançados. Para isso, as pessoas precisam ser capacitadas, empoderadas, comprometidas, motivadas para melhoria contínua através de líderes de alta performance e reconhecidas pelo seu desempenho.

De forma objetiva, podemos dizer que uma empresa de consultoria contribui muito para o aperfeiçoamento das organizações de qualquer natureza, contribuindo com novos conhecimentos, melhores práticas de mercado e transformando objetivos em práticas do dia-a-dia que proporcionam resultados melhores e garantem a competitividade do negócio.

Gostou da leitura deste post? Saiba um pouco mais sobre serviços de consultoria entrando em contato conosco! Nos acompanhe no FacebookInstagram LinkedIn.

entre em contato com a nortegubisian pelo whatsapp - empresa de consultoria

Comentários
Posso ajudar?