Desenvolvimento de Carreira Dentro da Melhoria Contínua

Compartilhe nas redes sociais:

Em se tratando de desenvolvimento de carreira dentro da melhoria contínua, diante de um mercado cada vez mais exigente no que diz respeito aos conhecimentos e à capacidade dos profissionais, não há como negar o fato de que a melhor maneira de assegurar a posição ou ser possível evoluir ainda mais é investindo em capacitação.

Isso é importante não apenas pela questão pessoal, mas também para os resultados da empresa. Como gestor, é preciso compreender que quanto mais capacitados os colaboradores estiverem, incluindo você, melhores serão os resultados obtidos em sua companhia.

Portanto, se deseja reduzir os custos, aumentar a produtividade, melhorar a qualidade e, consequentemente, fazer o negócio crescer, não perca este artigo em hipótese alguma, pois o preparamos justamente para falar sobre esse assunto.

Nele, você verá o que é a melhoria contínua e quais são os fatores diretamente relacionados à vida profissional nessa área. Aproveite!

O que é a melhoria contínua?

De forma clara e objetiva, a melhoria contínua pode ser descrita como uma conduta que tem como propósito o aprimoramento constante de produtos, serviços e processos. Sua aplicação é de extrema relevância para que as organizações consigam otimizar o seu desempenho, fortalecendo, desse modo, sua imagem e sua presença no mercado.

Cada vez mais popular, esse conceito já é visto praticamente como uma regra por boa parte das empresas. Devido ao aumento da competitividade, especialmente após a chegada da “Era Digital”, já se sabe que quem não estiver direcionado à eficiência das operações poderá correr grandes riscos.

O ritmo de mudanças e de aperfeiçoamentos é incessante: aqueles que não conseguirem acompanhá-lo ficarão para trás muito antes do que se imagina. Vale deixar claro que o surgimento de novas tendências e tecnologias acontece quase diariamente.

E é exatamente por essa razão que as companhias precisam instituir um bom sistema de aprimoramento. Essa é única maneira de garantir a aplicação das melhores práticas de mercado.

Por consequência, relacionado a isso está o desenvolvimento de carreira dos colaboradores. Embora tudo dependa dos modelos de atuação do negócio, não há o que discutir quanto à excelente oportunidade de crescimento para os profissionais que fizerem parte de um ambiente ditado pela melhoria contínua.

Como aplicá-la na empresa?

Em relação à sua aplicação, a primeira observação a se fazer é o respeito a alguns princípios básicos. Considere-os com atenção, caso contrário, dificilmente conseguirá alcançar os resultados que tanto espera.

Tenha foco no que precisa ser melhorado

Para poder tirar o máximo de proveito da melhoria contínua, é essencial que você estabeleça os pontos focais e que precisam ser realmente melhorados. Isso facilitará o desenvolvimento das atividades e as suas tomadas de decisão, contribuindo, assim, para um desempenho mais eficiente e uma obtenção de números mais sólidos.

Invista na padronização dos processos

Outra questão que merece ser destacada é a padronização dos processos. Isso porque o refinamento de produtos ou serviços só será possível se você tiver um padrão para se basear. Embora eles possam ser melhorados sem a uniformização dos procedimentos, jamais chegarão a um nível supremo (do ponto de vista do mercado) se não houver a normatização das tarefas.

Faça mensuração de desempenho

Tão relevante quanto a padronização está a mensuração de desempenho. Pense bem: como você poderá melhorar os resultados se não fizer a medição dos trabalhos? Portanto, não se esqueça de medi-los, definindo quais são as métricas de qualidade para que você saiba para onde deve ir. No mundo dos negócios, existe uma máxima que diz: “eu só melhoro o que consigo medir”. Seja quem for o criador dessa frase, podemos dizer que acertou em cheio com essas palavras.

Quais os desafios da carreira do profissional de melhoria contínua?

A carreira em melhoria contínua exige constante aperfeiçoamento em métodos, ferramentas e práticas que levam ao aprimoramento dos processos produtivos e administrativos. Assim sendo, é importante dominar técnicas refinadas de relacionamento interpessoal e de resolução de problemas, ter habilidade em lidar com dados e saber extrair as informações corretas e que possibilitem a investigação dos obstáculos existentes na empresa.

Qual o perfil do profissional dessa área?

Quanto ao perfil do profissional, espera-se os seguintes atributos:

  • Poder de análise crítica;
  • Senso investigativo;
  • Criatividade para propor soluções diferenciadas;
  • Disciplina para desenvolver, implantar e manter as melhorias;
  • Liderança para engajar as pessoas e promover mudanças;
  • Vontade de ensinar;
  • Ter foco em metas;
  • Agilidade e objetividade.

Em quais ferramentas se aperfeiçoar?

Agora que você já sabe o que é a melhoria contínua, como aplicá-la e quais são os desafios da carreira, é importante saber em quais ferramentas se aperfeiçoar.

Nesse contexto, estamos nos referindo, sobretudo, às filosofias Lean e Six Sigma, abordagens que trabalham na criação de processos realmente eficientes, econômicos e de total qualidade, procurando garantir a competitividade no mercado.

Em termos práticos, elas buscam eliminar desperdícios, otimizar a qualidade dos processos por meio da identificação e da remoção de possíveis erros ou defeitos, promovendo a melhoria dos processos.

Quais são os benefícios da melhoria contínua?

Para concluir, é interessante reforçarmos os benefícios da melhoria contínua. A fundamentação econômica é baseada nos custos da não qualidade, ou seja, dos erros e da ineficiência dos trabalhos. De acordo com Armand Feigenbaum, esse tipo de custo, geralmente oculto, pode ser responsável por até 30% dos níveis de faturamento de uma empresa.

Sob um olhar mais técnico, as vantagens da melhoria contínua podem ser resumidas pela melhoria de todas as áreas do negócio. A partir da aplicação de metodologias sistemáticas, é possível realizar uma análise rigorosa sobre os problemas crônicos que possam prejudicar os resultados. E é esse aspecto que contribuirá para o desenvolvimento de carreira dos profissionais: os upgrades da companhia estão diretamente relacionados ao aperfeiçoamento das equipes multifuncionais e interdisciplinares.

Em outras palavras, ao adotar a melhoria contínua, as instituições terão como parte dos seus objetivos o desenvolvimento e o aprimoramento dos seus colaboradores. Simples assim.

O que você achou deste artigo? Gostou? Então, não deixe de ver quais são as 6 lições para a carreira em melhoria contínua! Nos acompanhem também no  InstagramFacebook e LinkedIn.

Comentários
Posso ajudar?